Um projeto de Sound Branding se desdobra em muitos sons que são utilizados de acordo com a necessidade do espaço, da plataforma e do objetivo da comunicação da empresa. Já mostramos aqui alguns exemplos de sucesso no segmento e agora é hora de nos aprofundarmos mais no sound logo (logotipo sonoro), uma ferramenta potente que se associa para sempre à identidade da marca.

Por definição, o sound logo é uma representação sonora da marca que pode ser composta por uma melodia curta de poucas notas, ou um sound design (som de alguma coisa), que transmite a identidade em meios audiovisuais ou somente auditivos. Uma assinatura sonora que imprime a marca nos ouvidos do público.

Ele tem um impacto fundamental na relação com a comunidade. Uma pesquisa feita no Reino Unido apontou que um terço dos adultos de até 35 anos se sentem mais atraídos por empresas com uma identidade sonora. Eles também entenderam que esse fator pesa na hora da decisão da compra. As marcas que têm uma personalidade sonora são mais atraentes do que as que não têm.

GRU Airport

Primeiro aeroporto do país a ter uma marca sonora, o GRU Airport chamou a equipe da Zanna Sound para desenvolver seu projeto de Sound Branding desde o primeiro momento em que deixou de ser Aeroporto de Guarulhos. O objetivo era tornar o ambiente mais humano, pois antes era considerado frio e impessoal. A musica, o toque sonoro, a escolha da voz e criação do tom verbal, foram feitos com base nos atributos de personalidade mais marcantes da empresa: multicultural, inovador e dinâmico .

A principal necessidade da marca e do ambiente era a leveza. Assim, compusemos para o GRU Airport uma música instrumental, acústica, delicada, atual e com toques retrô, trazendo a fluência de Sergio Mendes e uma pegada POP elegante. Ela casou perfeitamente com o espaço no qual transitam tantas pessoas com culturas diferentes. O violoncelo clássico tem comportamento contemporâneo, o trompete e a guitarra havaiana conferem charme e descontração ao ambiente. Do tema musical, extraímos o logotipo sonoro.

Cielo

Desenvolvido em meio à pandemia pela Zanna Sound, o logotipo sonoro da Cielo foi pensado para se adequar à necessidade de juntar forças, lutar e superar aquele momento em que o mundo parou. Para isso, criamos uma sonoridade forte e aguerrida, com toque do tambor do maracatu e guitarras.

Percebemos que o papel da Cielo, em meio às incertezas, era ajudar o mercado a atravessar a crise. A partir disso, redefinimos os atributos da marca para: Empatia, Transformação e Empoderamento. O resultado é a síntese mais marcante da melodia da guitarra e foi aplicado em toda assinatura de marca e peças de comunicação e publicidade.

Ah, aqui você pode ouvir como era a primeira versão do logotipo sonoro criado para a Cielo,  produzida antes da pandemia e, abaixo, a versão definitiva, pós-pandemia.

Disney

Mais longo e complexo que os outros exemplos desta lista, o logotipo sonoro da Disney começou a ser usado ainda na década de 1950, quando a empresa ainda se chamava Walt Disney Pictures. Ele é extraído das notas iniciais da canção “When You Wish Upon a Star”, composta uma década antes por Ned Washington e Leigh Harline para a trilha sonora da versão animada de Pinóquio.

Desde os anos 1980, as notas musicais têm acompanhado o desenho de um castelo na abertura de todos os filmes lançados pelo estúdio, até as versões mais recentes, reais e estendidas. Para uns, o som significa a promessa de magia e aventura; para outros públicos e fãs mais antigos, ele já é sinônimo de nostalgia e entretenimento garantido.

Independente da idade, o logotipo sonoro da Disney transmite a ideia de que esse é “o lugar mais mágico do mundo” e, de quebra, foi eleito o preferido dos americanos em uma pesquisa realizada pela Sound Out Index, em 2021.

Intel

Criado em 1994 pelo compositor austríaco Walter Werzowa, o sound logo da Intel é um dos mais reconhecidos no mundo e é formado por um padrão de apenas cinco notas musicais. Chamado popularmente de “bong”, ele foi atualizado constantemente ao longo dos últimos 30 anos, mas sempre se manteve fiel ao desenho melódico original.

A consistência ao longo do tempo e a eficiência em sempre passar uma ideia futurista ou contemporânea através das suas muitas atualizações fez com que o logotipo seja associado a ideia de conforto e familiaridade pelos públicos.

McDonald’s

Uma pesquisa feita com mais de 2 mil britânicos apontou há dois anos que o sound logo do McDonald’s, com seus assovios, sintetizadores ou vozes harmonizadas em coro cantando “para-papa-pá”, é uma das identidades sonoras mais reconhecidas do público. Parte integral do slogan e da campanha “I’m Loving It”, ele foi criado no início dos anos 2000 para solucionar uma crise de imagem da marca, que começou a afetar suas vendas e valor de mercado.

O conceito inicial foi criado pela agência alemã, Heye & Partner, e a música finalizada pela produtora musical de house Mona Davis. Com uma fórmula adaptável a vários gêneros musicais, o sound logo do McDonald’s acabou ganhando versões assinadas por Justin Timberlake, Destiny’s Child e até pelos Minions ao longo dos anos, fazendo com que o som das suas cinco notas tenha se tornado sinônimo da marca e de BigMac em todo o mundo.

Netflix

Há mais de uma década no mercado, a Netflix se tornou pioneira no streaming de filmes e séries e há pouco mais de três anos vem aplicando seu sound logo na plataforma. O “tudum” já é reconhecido pelos clientes por transmitir a emoção, força e imponência das produções criadas pela plataforma. Ele se tornou uma parte tão importante da identidade da marca que a sua escrita por extenso – “Tudum” – dá nome ao festival anual onde a Netflix apresenta as novidades de todas as suas produções originais.

Globo

A Globo fez história com seu “plim-plim”, que marcou por décadas a entrada de conteúdos internacionais na programação do canal e, mais tarde, passou a ser utilizado antes e depois dos intervalos. É um case de sucesso em Sound Branding. Quando você o escuta, sabe imediatamente que se trata da Globo. Criado em 1997 pelo tecladista Mu Carvalho, ele foi se atualizando com a identidade visual do canal nos anos seguintes, mas sem perder suas características iniciais.

Audi

Utilizado em todas as plataformas comerciais, audiovisuais ou de produto da Audi desde 1996, o sound logo composto por um batimento cardíaco tem como objetivo “tornar o progresso audível” e foi revitalizado mais de duas décadas depois. A nova versão é mais curta, dinâmica e pensada para aumentar o apelo emocional e tocante da marca.

“Agora nós refinamos a qualidade acústica (do logotipo sonoro) para destacar dois aspectos – excelente expertise técnica e o apelo emocional da marca”, explicou Alexander Urban, diretor de estratégia comercial e branding da Audi. A intensidade é tanta que o som do batimento cardíaco foi captado diretamente do peito de um ser humano.

Vivo

Primeira empresa a ter uma marca sonora no segmento de telefonia celular, a Vivo soa hoje em rede nacional. O tema musical da Vivo tem ritmo entusiasmado nas percussões tribais de Sané, artista da Nova Guiné baseado em Lisboa. As cordas soam transformação e emoções positivas enquanto a melodia é tocada ao piano.

Criado pela Zanna Sound, num grito de liberdade na multidão, um coro de vozes brasileiras canta o refrão “Oh Oh! Oh Oh! Vivo!”, que foi também utilizado a matriz do sound logo. Em meio à comunicação caótica das operadoras, o projeto é estratégico no posicionamento e gestão da marca.

MetrôRio

Não resta dúvida de que o MetrôRio se tornou um lugar mais gostoso de estar depois do projeto de Sound Branding que começamos a fazer aqui na Zanna Sound ainda em 2011. Carioca, prático, humano e transformador foram os atributos de personalidade utilizados para criar o tema musical e as três versões diferentes do sound logo, utilizadas para anunciar as mensagens operacionais, institucionais e de atenção nos trens e plataformas. Deu tão certo que a música do MetrôRio virou modinha nas formaturas e entre os grupos de passinho da cidade!

Quer pensar junto com a gente em criar um logotipo sonoro pra empresa onde você trabalha? Pra um filme? Music Branding pra lojas? Manda uma mensagem pra gente!

URA (Unidade de Resposta Audível): Humanizando a voz fria para criar conexões afetivas entre pessoas e marcas