O Sound Branding, a identidade sonora de uma empresa, é um instrumento potente na gestão da marca, com inúmeras possibilidades de aplicação em todos os seus pontos de contato com o público.

Do atendimento presencial às ligações de telemarketing e tom das URAs (unidades de resposta audível), da linguagem sonora dos filmes e vídeos publicitários ao som que toca nas lojas, o Sound Branding traduz o DNA da marca em um vocabulário sonoro e musical, que é formado pelo tema musical, seu ritmo, instrumentos e acordes, o Sound Logo (logotipo sonoro), a voz da marca, seu timbre e jeito de falar, todos alinhados à sua personalidade.

Nós já falamos aqui dos benefícios que ele traz para as marcas, e abaixo mostramos 6 exemplos de sucesso de Sound Branding que tangibilizam, de diferentes formas, a aplicação do som e da música nos diferentes tipos de necessidades das empresas. Confira:

Estação de metrô

MetrôRio lança a voz do Rio

A voz do metrô do Rio tem tanto impacto na população que já é considerada, por seus usuários, a voz da cidade.

O projeto que fizemos para o MetrôRio é um ótimo exemplo de Sound Branding, pois ele se desdobra em diferentes aplicações ao longo da experiência e interação com os usuários. Do som das máquinas de autoatendimento ao tema musical que toca nas estações e logotipos sonoros usados nas mensagens de próxima estação dentro dos trens e nas plataformas de embarque, tudo foi pensado para passar um perfil humano, transformador, prático e carioca.

Num contexto visualmente frio, metálico e impessoal, o projeto escolheu Zanna para ser a voz que tem a tarefa de aproximar os públicos através de um jeito carioca, despojado e afetivo.

Tema Musical MetrôRio

Além da voz, os elementos mais percebidos são: o tema musical que virou hit nas festas de formatura, paródias nas redes sociais, base pra dancinhas do passinho e blocos de carnaval; a paisagem sonora (Soundscape), bastante notada pelos usuários que muitas vezes acreditam que os sons são de passarinhos reais nas estações; e o tom verbal, que mudou completamente o modo da voz da Zanna e dos condutores dos trens se comunicarem com os passageiros: “Bom Dia! Que seus sonhos se realizem”.

Música ao vivo

Vivo, estratégia de som pioneira

A Vivo foi a primeira empresa de telefonia celular do Brasil a ter uma marca sonora na sua estratégia de gestão de marca e branding. O projeto começou a ser desenvolvido ainda em 2013 e teve como foco principal estreitar o vínculo afetivo entre a empresa e seus clientes.

Os atributos de personalidade da Vivo foram resumidos na figura de um homem de 30 anos, que é entusiasmado, acessível e transformador. Esses atributos guiaram a criação do tema musical, que teve a participação especial do percussionista africano Sané, da Nova Guiné e baseado em Lisboa. Ele foi utilizado no tom das mensagens de atendimento ao público, no desenvolvimento do “Oh Oh! Oh Oh! Vivo!” usado no sound logo (logotipo sonoro) e nas trilhas de publicidade.

Logo Sonoro Vivo

Netflix

Netflix e a força do “tudum”

Há mais de uma década no mercado, a Netflix se consolidou por anos como líder do streaming de filmes e séries. A pouco mais de três anos vem aplicando seu logotipo sonoro na plataforma e os clientes já associam a vinheta da marca ao seu logotipo sonoro.

Batizado pela empresa como “tudum”, o sound logo transmite a emoção das produções Netflix, como ação, força e imponência, antecipando o impacto da programação a seguir. O reconhecimento da Netflix pelo seu logotipo sonoro é tão grande, que a sua escrita por extenso “Tudum” dá nome ao festival anual onde a marca apresenta as novidades de todas as suas produções originais.

TVs

TV Globo

Numa versão mais retrô, a Globo fez história com seu “plim-plim”, que marcou por décadas a entrada de conteúdos internacionais na programação do canal. É um case de sucesso em Sound Branding. Quando você o escuta, sabe imediatamente que se trata da Globo. Criado em 1997 pelo tecladista Mu Carvalho, ele foi se atualizando com a identidade visual do canal nos anos seguintes, mas sem perder suas características iniciais.

L’Occitane

L’Occitane Au Brésil, uma francesa com calor brasileiro

O projeto de Sound Branding desenvolvido para a L’Occitane Brasil teve uma série de etapas. Começou com a música ambiente das lojas físicas (Music Branding), seguiu com trilhas para campanhas publicitárias em rede nacional e culminou com a criação do seu tema musical, logotipo sonoro e assinatura vocal da marca. A primeira delas foi criada para o filme de Dia das Mães. Um show de diversidade musical, sonora e de sotaques brasileiros.

Contemporânea, brasileira, radiante e espontânea foram os principais atributos de personalidade definidos para a marca sonora. “Queremos a sua voz linda em tudo o que a gente fizer”, disse André Abramo, gerente de Comunicação da L’Occitane au Brésil. E Zanna atendeu o pedido: é ela quem compõe e canta os temas musicais das campanhas desenvolvidas para as linhas Vivre e Amburana, assim como o sucesso Cabeleira Brasileira (assista abaixo).

Apple

Apple: simples, criativa e humana

Nem só de logotipo sonoro é feito o Sound Branding. Todos os aparelhos da Apple, desde o extinto iPod aos mais novos modelos do iPhone, iMac e iPad têm um som característico que indica quando eles foram ligados ou desligados.

Mais do que demonstrar a funcionalidade dos aplicativos e navegação dos seus dispositivos, o Sound Branding da Apple foi criado há mais de 45 anos para transmitir três valores principais: simplicidade, criatividade e humanidade.

“Se um produto não tiver essas três coisas, não é a Apple”, definiu Tor Myhren, vice-presidente de Marketing e Comunicação da empresa. Ter essa visão clara de quais são os atributos associados à sua marca é fundamental para criar um Sound Branding coeso, singular e reconhecível.

Gostou? Quer saber de mais cases? Ouvir mais histórias? Quem sabe criar um projeto de Sound Branding? Fala com a gente!

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