Entenda como marcas inovadoras estão conquistando corações (e mentes!) com estratégias sonoras irresistíveis

O que é Marketing Sensorial?

Afetar os sentidos do público através do Marketing Sensorial tem se tornado uma estratégia vital para marcas que desejam se destacar em seus respectivos segmentos. E um dos seus principais aliados é o Marketing Sonoro, que trabalha estímulos sensoriais, inclusive a audição, com o objetivo de criar experiências memoráveis vinculadas à marca.

O Sound Branding, que também utiliza a audição para fortalecer os laços entre a marca e seu público, integra as estratégias de um Marketing Sonoro bem-sucedido. Outros recursos disponíveis são o Music Branding, o Sound UX, os jingles, a voz da marca, sua trilha sonora e tudo o mais que possibilite atrair a atenção do consumidor através dos estímulos sonoros.

Todas essas ferramentas são compostas a partir de uma curadoria minuciosa dos instrumentos, vozes, ritmos e sonoridades que compõem os pontos de contato entre uma marca e seu público, sejam eles físicos ou virtuais.

Lagoa Calma

O que é Marketing Sonoro?

"O Marketing Sonoro é a coleção de ações, como a criação, o planejamento e desenvolvimento de elementos sonoros e musicais, que atendam o desejo dos públicos, com o objetivo de estabelecer estratégias de comunicação e experiências que superem a reputação das marcas da concorrência"

Zanna

Exemplos de marcas que usam o Marketing Sonoro

A marca do Rock In Rio, transmite a ideia de que o festival é uma aventura onde tudo pode acontecer, um lugar onde você cria memórias afetivas que duram “para sempre”. O conceito de ser uma experiência “inesquecível” é parte essencial do evento, algo que eles reforçam nas próprias campanhas (veja abaixo).

Entre musicais, filmes, vinhetas e performances monumentais, o marketing sonoro é uma parte essencial do que faz o Rock In Rio ser o que é por quase 40 anos no consciente coletivo do público. Afinal, estamos falando de uma marca cuja proposta principal é exatamente promover experiências através do som. E no centro de toda essa estratégia, está a música tema do festival.

Veiculada na TV, transmitida na rádio e repetida exaustivamente, seja nos intervalos entre um show e outro ou antes de eles começarem, a música-tema do Rock In Rio vai se infiltrando na mente do público até ser indissociável da experiência como um todo. Versos como “Uma voz só numa canção/ Todos num só coração” e o refrão “Uô-ô-ô Rock In Riô”

Mas além de filmes, musicais e o sentimento de coletividade como se o evento é uma oportunidade de criar conexões profundas não apenas com a marca e o que ela oferece (no caso, shows dos maiores artistas do mundo), mas também com outras pessoas.

O resultado é que o público se engaja com o evento de forma espontânea, comprando a ideia de que eles também fazem parte do festival como “um só coração”. Dessa forma, o Rock In Rio usa o Marketing Sonoro não só para se destacar entre a concorrência, que tem aumentado exponencialmente no Brasil, mas também na corrida de outras marcas para se inserirem no espaço do Rock In Rio para estarem associadas a essa experiência inesquecível.

Cores desfocadas
Cores ilustrativas

O nosso trabalho com a rede de supermercados St Marche e do Empório Santa Maria, do mesmo grupo, foi o responsável por traduzir o conceito de marcas modernas e sofisticadas em uma experiência sonora agradável para os usuários (Sound UX), que se apaixonam pelo que ouvem a ponto de muitas vezes pedirem as nossas playlist para ouvirem em casa.

Como fazer o Marketing Sensorial bem sucedido?

Em primeiro lugar, definimos a música ambiente, depois o tom verbal e a voz da marca para acompanhar a jornada dos clientes nas 31 lojas espalhadas por bairros nobres de São Paulo e sua região metropolitana. Resulta que o supermercado chic de São Paulo acaba tendo um marketing sonoro e sensorial forte, se destacando nos ouvidos dos seus clientes bem mais do que a concorrência.

"A música contribui muito para a experiência de compra. A playlist, a rádio e a voz da marca fazem parte da experiência “gostosa” percebida e querida pelos clientes do St. Marche"

Bernardo Ouro Preto

Sócio-fundador do St Marche

Essas são apenas algumas das muitas possibilidades do Marketing Sonoro, que está dentro das infinitas possibilidades do Marketing Sensorial, o qual conta com o som e com a música como estímulos prioritários. O som que anuncia um caminhão de gás, a música tranquilizante de um restaurante, o “plim plim” da Globo, a voz de uma atendente virtual, o toque de uma máquina de autoatendimento…

Todas essas ferramentas são aliadas na criação do universo próprio de uma marca e não só podem, como devem ser pensadas sob medida para cada negócio e situação.

Aurora Borealis
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