Considerado a “tecnologia do futuro”, o áudio 3D tem aumentado sua presença na música, cinema e games, expandindo a experiência do ouvinte. Conhecido também como som 3D ou espacial, o formato aumenta a imersão do público e a definição do áudio, e tem sido utilizado até para ajudar a lidar com crises de ansiedade.

Em os benefícios do Sound Branding, explicamos como o som tem o poder de se conectar com o público, despertar emoções, criar memórias positivas e influenciar na decisão de compra. Agora, a tecnologia do áudio tridimensional tem sido capaz de evoluir essa experiência auditiva.

Mas, antes de mostrar como isso é possível, vamos entender alguns pontos básicos sobre o tema.

O que é o som 3D (ou áudio tridimensional)?

Chamar o áudio 3D de “tecnologia do futuro” não é apenas uma aposta vazia, seu objetivo é colocar o ouvinte no centro da ação, imerso em uma experiência onde o áudio é o grande responsável por imprimir noções detalhadas de profundidade, proximidade e intensidade, como se passeasse pelo seu cérebro e ao seu redor. Difícil explicar áudio, né? O ideal seria ouvir isso tudo, abaixo colocamos alguns exemplos que podem ouvir com seus fones. Não é a mesma coisa, mas podemos garantir que a experiência é incrível e diferente de tudo que já ouvimos antes.

As primeiras mídias gravadas eram disponibilizadas em formato Mono, com apenas um sinal de áudio transmitido em todas as saídas. Depois, a revolução veio com a chegada do som Estéreo no final dos anos 1950, que passou a emitir dois sinais diferentes, um para o lado esquerdo e outro para o direito.

Se hoje é comum ouvirmos jogos, filmes e principalmente músicas neste formato, é graças a bandas como os Beatles, Led Zeppelin e Pink Floyd, que driblaram a resistência dos produtores daquela época e enxergaram o potencial dessa tecnologia. Nesta época, o som ainda era 2D, pois transmitia apenas noções de largura (esquerda e direita) e de comprimento (frente e trás). Mas ainda era possível melhorar essa experiência.

Foi assim que surgiu o áudio 3D, acrescentando dimensões de altura com um novo canal de transmissão na parte superior. Esse formato já tinha sido testado com o áudio binaural, cujo primeiro registro foi ainda no século XIX, com a invenção do Théâtrophone. O aparelho tinha o objetivo de simular a captação do ouvido humano na transmissão de peças de teatro e shows de ópera pelo telefone. Mas como o som estéreo ainda não existia, era necessário ter um headset especial, o que limitava o seu acesso e popularidade.

Foi apenas na década passada que surgiu a tecnologia Dolby Atmos, utilizada pela primeira vez durante a exibição da animação Valente (2012), em um cinema de Hollywood. Ela se tornou presença fixa nos cinemas, na música e no mundo dos games, e já não é a mais a única possibilidade de áudio tridimensional, concorrendo, por exemplo, com a DTS:X.

Para que serve o áudio 3D?

A principal função do som ou áudio 3D é aproximar o ouvinte o máximo possível da “realidade”, garantindo experiências imersivas na apreciação de música, jogos, filmes ou séries cuja audição é transmitida em 360º. Apesar de melhor aproveitado em aparelhos específicos para experimentação dessa tecnologia, voltados para o Dolby Atmos ou o DTS:X e com funções como o cancelamento de ruído, ele tem o trunfo de que pode ser “convertido” ou “comprimido” para reproduzir esse efeito de forma artificial em um único aparelho estéreo.

Plataforma de streaming como a Apple Music, o Tidal e a Amazon Music HD já são pioneiros em disponibilizar álbuns de artistas como Britney Spears, Rolling Stones, Marvin Gaye e Mariah Carey com a tecnologia Dolby Atmos (ouça aqui). Alguns clássicos, inclusive, foram remasterizados especialmente para este formato. Ao mesmo tempo, a Netflix também tem aplicado o áudio espacial em algumas das suas próprias produções autorais, através de um trabalho minucioso do Sound Design.

No universo dos jogos, o Playstation 5 deu a largada na utilização dessa tecnologia para o game sound design, principalmente por permitir o uso da Realidade Aumentada. Assim, o jogador consegue ficar “dentro do ambiente e da ação”, podendo, por exemplo, ouvir uma flecha passando, escutar passos em um outro ambiente ou descobrir a localização do inimigo através dos ecos emitidos pelos passos.

O som tridimensional é tão poderoso na construção de um soundscape que pode inclusive aumentar o poder de concentração, aliviar a ansiedade e ajudar no foco do ouvinte. Nas plataformas de streaming, há uma infinidade de playlists voltadas para esses e outros objetivos, como a que destacamos acima.

Se você tinha alguma dúvida que estamos planetariamente mudando para sempre todos os paradigmas e que o mundo nunca mais será como antes, aqui está mais uma prova. Estamos sendo servidos de milhões de novas possibilidades para que nossos sentidos se deliciem e assim possamos acessar novas informações e pontos de vista conceituais e sensoriais. Só o futuro sabe aonde isso tudo vai dar. Prossigamos confiantes!

Quer saber como o som 3D e outras ferramentas de áudio podem ajudar a alavancar sua marca, empresa ou negócio? Ficou curioso sobre algum outro tema citado aqui? Então manda uma mensagem pra Zanna Sound!

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