Cielo

Uma luz no horizonte

O projeto de Sound Branding da Cielo colocou a agência Zanna diante da necessidade de lidar com o impacto da pandemia na comunicação e na gestão da marca em um momento de crise. Fomos desafiados a mudar de rota no meio do caminho e acabamos criando dois temas musicais: um antes e outro depois que o mundo parou. Se antes falávamos de leveza, do céu e de conquistas, o momento era de juntar forças, de luta e de superação. Assim nasceu o logotipo sonoro da Cielo, forte e aguerrido, com toque do tambor do maracatu e guitarras.

Zanna fala sobre Cielo

01_zanna_cielo_foto_ceu
 
 COM VOCÊ NA LUTA DE TODO DIA – COM VOCÊ NA LUTA DE TODO DIA –

A agência Zanna percebeu que o papel da Cielo, em meio às incertezas, era ajudar o mercado a atravessar a crise. Para chegar a uma nova marca sonora com esses requisitos, ressignificamos os seus atributos: Empática, Transformadora e Empoderadora. A partir dessas ideias, criamos um tema musical com uma levada pop tocada por alfaias, os tambores fortes que são próprios do maracatu. As vozes e guitarras são fáceis de cantar e têm muita energia. Já o logotipo sonoro, que foi inserido em toda assinatura de marca e peças de comunicação e publicidade, é a síntese mais marcante da melodia da guitarra.

Curiosidade

Se tiver curiosidade sobre a primeira música que fizemos para a Cielo e que poderia ter sido o Sound Branding da marca se não houvesse pandemia, clique no vídeo para escutar.

Aplicações

O Sound Branding feito pela agência Zanna foi aplicado em todos os canais de comunicação: dos filmes publicitários ao som da máquina da Cielo, passando por podcasts, redes sociais e vinhetas veiculadas na TV Globo durante o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A proposta é seguir aplicando essa marca sonora com consistência em todas as oportunidades de comunicação com o público.

Manual de marca

O Sound Branding foi criado pela agência Zanna para ser aplicado em todos os canais de publicidade e gestão da marca. Para garantir que isso seja feito de modo a preservar a forma e o conteúdo original e o seu alinhamento com as peças de comunicação, existe um material de referência com explicações claras sobre as melhores práticas de utilização. Nele detalhamos as diretrizes para a inserção do tema musical e logotipo sonoro, adequando-as a cada meio de comunicação: filmes publicitários, spots, vinhetas, URA (telefonia fixa), máquina da Cielo, meios digitais e outros. Além disso, compartilhamos diretrizes para a voz da marca, que deve ser feminina e respeitar seus atributos de personalidade.

Criação

Estudo
workshops de marca
Entregas
tema musical, logotipo sonoro, voz da marca, Sound Branding Book, manual da marca
Aplicações
trilhas para filmes, podcasts, vinheta para programa da TV Globo e som da máquina da Cielo

Time do 2º Tema

guitarra
Daniel Lopes
teclado
Guilherme Ge
baixo
Marfa
bateria
Junior Moraes
voz, composição e direção musical
Zanna
produção executiva
Tati Botafogo

Time do 1º Tema

guitarra solo
Rodrigo Suricato
guitarra base
Daniel Lopes
teclado
Maycon Ananias
baixo
Alberto Continentino
bateria
João Viana
voz, composição e direção
Zanna
produção executiva
Tati Botafogo
gestor de marca Cielo
Rodrigo Pezzotta

Participação especial

percussão e cordas
Paulinho do Uakti