MetrôRio
A trilha da cidade
Praticamente todo carioca que usa o metrô Rio sabe cantarolar o tema musical, conhece o logotipo sonoro e se identifica com a voz da marca, que fala com sotaque, é amiga e despojada. Não resta dúvida de que o MetrôRio se tornou um lugar mais gostoso de estar depois do projeto de gestão de marca, Sound Branding, que iniciamos em 2011. São os efeitos do que a gente chama de marketing do afeto. Arrasta para baixo para saber mais!
Zanna fala sobre MetrôRio

Rio, 40 graus, cidade cheia. Nas estações do metrô do Rio, ecoava a música do barroco Vivaldi. O projeto de criação de uma identidade sonora para o meio de transporte surge nesse contexto. O estudo que fizemos revelou os quatro atributos de personalidade fundamentais da marca:
Tema musical e logotipos sonoros
Os quatro atributos formaram a base para a criação do tema musical e dos três logotipos sonoros que antecedem as mensagens operacionais, institucionais e mensagens de atenção. Deu tão certo que a música do MetrôRio virou modinha nas formaturas e entre os grupos de passinho da cidade!
Voz da marca e tom verbal
Em um cenário frio e mecânico, a voz calorosa do MetrôRio, que fala com o jeito da cidade, rapidamente se tornou companheira do carioca. “No começo, achei que poderia ser arriscado ocupar esse lugar, mas topei o desafio e hoje amo ser a voz que conduz a viagem de milhares de pessoas”, diz Zanna.
Para criar um alinhamento entre o tom verbal e a voz do MetrôRio, preparamos o time de condutores para falarem como se fossem pilotos de avião. O sucesso foi tanto que vários deles foram parar nos jornais por dispararem frases como: “Bom dia! Desejo que todos os seus sonhos se realizem”.


Aplicações
O Sound Branding está presente em todas as mensagens dos trens e estações, na URA (telefonia fixa), nos filmes e spots publicitários, no som das portas. Essa é a primeira paisagem sonora do Brasil. Somamos os sons das florestas cariocas ao tema musical e assim sonorizamos as estações. Quem compra o bilhete – nas máquinas ou nas bilheterias – também ouve a marca sonora criada para chamar o próximo da fila.
Marketing do afeto
A pandemia levou as pessoas a fazerem declarações de amor ao MetrôRio e sua marca sonora. Um áudio que soltamos no WhatsApp viralizou por todo o Brasil: “Próxima estação sua sala, estação de conexão com seu quarto e a cozinha. Next stop sua sala. Mind the gap”. Mais de 1.300 vídeos produzidos no TikTok e uma média de 48 milhões de acessos disseminaram o áudio por todas as mídias. E continua…
Pesquisa (Grupo Troiano de Branding)
- 380 usuários com idade acima de 18 anos.
- 60% dos entrevistados disseram que a segunda mudança mais percebida foi o som.
- 81% dos entrevistados disseram que gostam ou gostam muito da voz da marca.
Reconhecimento
- Em 2012, Zanna foi a primeira agência de som do mundo a apresentar um projeto de Sound Branding no Festival de Criatividade de Cannes, na França. Walter Werzowa, criador do logo sonoro da Intel, foi convidado para comentar o trabalho.
- Em novembro de 2013, o projeto ganhou o prêmio de Melhor Case do Júri Popular da 5ª Edição do Áudio Branding Academy (ABA), realizada em Moscou, na Rússia.
Criação
- Estudo
- Workshops de marca
- Criação
- Tema musical, logotipo sonoro institucional, logotipo sonoro operacional, logotipo sonoro de atenção, voz do MetrôRio, sound design e sound branding book
- Aplicações
- mensagens nos trens e estações, máquina de venda, bilheteria, paisagem sonora das estações, chamada em espera, som na web, spots, filmes e ringtone
Time
- trombone
- Vittor Santos
- flauta e flautin
- Lena Horta
- bateria e percussão
- Carlos Cezar
- guitarra baiana, violão de aço e rabeca
- Marcos Molleta
- baixo elétrico e fretless
- Emerson Mardhine
- composição, direção, arranjo e voz da marca
- Zanna
- produção executiva
- Tati Botafogo
- gestão de marca MetrôRio
- Simone Spfeil