Metrô Rio

A trilha da cidade

Praticamente todo carioca que usa o metrô Rio sabe cantarolar o tema musical, conhece o logotipo sonoro e se identifica com a voz da marca, que fala com sotaque, é amiga e despojada. Não resta dúvida de que o MetrôRio se tornou um lugar mais gostoso de estar depois do projeto de gestão de marca, Sound Branding, que iniciamos em 2011. São os efeitos do que a gente chama de marketing do afeto. Arrasta para baixo para saber mais!

Zanna fala sobre Metrô Rio

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Rio, 40 graus, cidade cheia. Nas estações do metrô do Rio, ecoava a música do barroco Vivaldi. O projeto de criação de uma identidade sonora para o meio de transporte surge nesse contexto. O estudo que fizemos revelou os quatro atributos de personalidade fundamentais da marca:

 
 CARIOCA – PRÁTICO – HUMANO – TRANSFORMADOR –

Tema musical e logotipos sonoros

Os quatro atributos formaram a base para a criação do tema musical e dos três logotipos sonoros que antecedem as mensagens operacionais, institucionais e mensagens de atenção. Deu tão certo que a música do MetrôRio virou modinha nas formaturas e entre os grupos de passinho da cidade!

Voz da marca e tom verbal

Em um cenário frio e mecânico, a voz calorosa do MetrôRio, que fala com o jeito da cidade, rapidamente se tornou companheira do carioca. “No começo, achei que poderia ser arriscado ocupar esse lugar, mas topei o desafio e hoje amo ser a voz que conduz a viagem de milhares de pessoas”, diz Zanna.

Para criar um alinhamento entre o tom verbal e a voz do MetrôRio, preparamos o time de condutores para falarem como se fossem pilotos de avião. O sucesso foi tanto que vários deles foram parar nos jornais por dispararem frases como: “Bom dia! Desejo que todos os seus sonhos se realizem”.

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Aplicações

O Sound Branding está presente em todas as mensagens dos trens e estações, na URA (telefonia fixa), nos filmes e spots publicitários, no som das portas. Essa é a primeira paisagem sonora do Brasil. Somamos os sons das florestas cariocas ao tema musical e assim sonorizamos as estações. Quem compra o bilhete – nas máquinas ou nas bilheterias – também ouve a marca sonora criada para chamar o próximo da fila.

Marketing do afeto

A pandemia levou as pessoas a fazerem declarações de amor ao MetrôRio e sua marca sonora. Um áudio que soltamos no WhatsApp viralizou por todo o Brasil: “Próxima estação sua sala, estação de conexão com seu quarto e a cozinha. Next stop sua sala. Mind the gap”. Mais de 1.300 vídeos produzidos no TikTok e uma média de 48 milhões de acessos disseminaram o áudio por todas as mídias. E continua…

Pesquisa (Grupo Troiano de Branding)

  • 380 usuários com idade acima de 18 anos.
  • 60% dos entrevistados disseram que a segunda mudança mais percebida foi o som.
  • 81% dos entrevistados disseram que gostam ou gostam muito da voz da marca.

Reconhecimento

  • Em 2012, Zanna foi a primeira agência de som do mundo a apresentar um projeto de Sound Branding no Festival de Criatividade de Cannes, na França. Walter Werzowa, criador do logo sonoro da Intel, foi convidado para comentar o trabalho.
  • Em novembro de 2013, o projeto ganhou o prêmio de Melhor Case do Júri Popular da 5ª Edição do Áudio Branding Academy (ABA), realizada em Moscou, na Rússia.

Criação

Estudo
Workshops de marca
Criação
Tema musical, logotipo sonoro institucional, logotipo sonoro operacional, logotipo sonoro de atenção, voz do MetrôRio, sound design e sound branding book
Aplicações
mensagens nos trens e estações, máquina de venda, bilheteria, paisagem sonora das estações, chamada em espera, som na web, spots, filmes e ringtone

Time

trombone
Vittor Santos
flauta e flautin
Lena Horta
bateria e percussão
Carlos Cezar
guitarra baiana, violão de aço e rabeca
Marcos Molleta
baixo elétrico e fretless
Emerson Mardhine
composição, direção, arranjo e voz da marca
Zanna
produção executiva
Tati Botafogo
gestão de marca MetrôRio
Simone Spfeil