ViaQuatro

Um case de bem-estar na malha

Espelhadas na experiência bem-sucedida do MetrôRio, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que operam o Metrô de São Paulo, pediram à agência Zanna um projeto de Sound Branding. Pensando na gestão da marca, criamos um tema musical a partir das informações reveladas pelo estudo de Branding em que unimos o BeatBox, ritmo das periferias, à elegância do clarinete. Dessa mistura extraímos dois logotipos sonoros: um antecipa as mensagens operacionais e o outro, as mensagens educativas. A voz da marca é da Pérola Rodrigues. Mas esse foi só o começo. Mais linhas terão Sound Branding.

Zanna fala sobre ViaQuatro

01_zanna_viaquatro_foto_metro_sao_paulo

Que a informação auditiva orienta mais do que a escrita e que o Sound Branding melhora muito a comunicação da marca são pontos pacíficos. Há cerca de uma década, porém, não era exatamente comum as concessionárias de meio de transporte pedirem um estudo de Branding. E foi assim que a ViaQuatro e a ViaMobilidade se descobriram

 
 ACOLHEDORAS – EFICIENTES – CONTEMPORÂNEAS – ACOLHEDORAS – EFICIENTES – CONTEMPORÂNEAS –

Tema musical e logotipos sonoros

O tema musical da ViaQuatro e ViaMobilidade aproximou o suingue do Beat Box, que remete aos subúrbios da cidade, à elegância discreta do clarinete, instrumento muito presente no jazz e no chorinho. A textura assimila a realidade do Metrô de São Paulo, que conecta as populações dos bairros mais populares e das zonas mais favorecidas da cidade. Os logotipos sonoros, já conhecidos dos paulistanos, são extraídos do coro feminino e do clarinete.

Voz da marca e tom verbal

Se a ViaQuatro fosse uma pessoa, seria uma mulher de 35 anos, paulistana, culta, independente e, ao mesmo tempo, acessível e gentil. O casting para encontrar uma voz que sintetizasse essas qualidades nos levou até a Pérola Paes, que grava todas as mensagens dadas nas Linhas 4 e 5 do Metrô de São Paulo. Nós também mudamos o jeito de falar da marca, deixando os textos mais próximos e contemporâneos, como a marca pede. Confira a diferença:

Nos moldes antigos:
Segurar as portas provoca atrasos e afeta a circulação de todos os trens. Enquanto as portas estiverem abertas o trem não sai da plataforma.

Do jeito novo:
Passageiro, por favor, libere as portas do trem. Isso vai tornar a sua viagem e a de todos mais rápida. Obrigada!

03_zanna_viaquatro_foto_metro_sao_paulo_banco_estacao
02_zanna_viaquatro_foto_metro_sao_paulo_estacao

Aplicações

Pronto! Após um trabalho sofisticado de Sound Branding, a Linha 4 e Linha 5 do Metrô de São Paulo adotaram uma comunicação sonora mais fluida e aceita pelos ouvidos dos usuários. A URA (telefonia fixa) e alguns filmes publicitários também foram contemplados.

Marketing do afeto

“Nosso som tornou-se um atributo fundamental para nossa operação. Da voz aos toques sonoros, à música, tudo é muito percebido pelos passageiros.”
Juliana Alcides, gerente de Comunicação da ViaQuatro e ViaMobilidade.

Criação

Estudo
workshops de marca e disseminação
Entregas
tema musical, logotipo sonoro, voz da marca e tom verbal
Aplicação
nas mensagens dadas em trens, estações e peças para publicidade

Time

violão
Daniel Lopes
bateria
João Viana
baixo
Emerson Mardhine
teclado
Rodrigo Tavares
guitarra
Miguel Bestard
trombone
Marlon
clarinete/arranjo
Rodrigo Shá
beat box
Fábio Carrão
voz da Marca
Pérola Paes
composição, coro e direção
Zanna
produção executiva
Tati Botafogo
gestão Marketing ViaQuatro e ViaMobilidade
Juliana Alcides