ViaQuatro
Um case de bem-estar na malha
Espelhadas na experiência bem-sucedida do MetrôRio, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que operam o Metrô de São Paulo, pediram à agência Zanna um projeto de Sound Branding. Pensando na gestão da marca, criamos um tema musical a partir das informações reveladas pelo estudo de Branding em que unimos o BeatBox, ritmo das periferias, à elegância do clarinete. Dessa mistura extraímos dois logotipos sonoros: um antecipa as mensagens operacionais e o outro, as mensagens educativas. A voz da marca é da Pérola Rodrigues. Mas esse foi só o começo. Mais linhas terão Sound Branding.
Zanna fala sobre ViaQuatro

Que a informação auditiva orienta mais do que a escrita e que o Sound Branding melhora muito a comunicação da marca são pontos pacíficos. Há cerca de uma década, porém, não era exatamente comum as concessionárias de meio de transporte pedirem um estudo de Branding. E foi assim que a ViaQuatro e a ViaMobilidade se descobriram
Tema musical e logotipos sonoros
O tema musical da ViaQuatro e ViaMobilidade aproximou o suingue do Beat Box, que remete aos subúrbios da cidade, à elegância discreta do clarinete, instrumento muito presente no jazz e no chorinho. A textura assimila a realidade do Metrô de São Paulo, que conecta as populações dos bairros mais populares e das zonas mais favorecidas da cidade. Os logotipos sonoros, já conhecidos dos paulistanos, são extraídos do coro feminino e do clarinete.
Voz da marca e tom verbal
Se a ViaQuatro fosse uma pessoa, seria uma mulher de 35 anos, paulistana, culta, independente e, ao mesmo tempo, acessível e gentil. O casting para encontrar uma voz que sintetizasse essas qualidades nos levou até a Pérola Paes, que grava todas as mensagens dadas nas Linhas 4 e 5 do Metrô de São Paulo. Nós também mudamos o jeito de falar da marca, deixando os textos mais próximos e contemporâneos, como a marca pede. Confira a diferença:
Nos moldes antigos:
Segurar as portas provoca atrasos e afeta a circulação de todos os trens. Enquanto as portas estiverem abertas o trem não sai da plataforma.
Do jeito novo:
Passageiro, por favor, libere as portas do trem. Isso vai tornar a sua viagem e a de todos mais rápida. Obrigada!


Aplicações
Pronto! Após um trabalho sofisticado de Sound Branding, a Linha 4 e Linha 5 do Metrô de São Paulo adotaram uma comunicação sonora mais fluida e aceita pelos ouvidos dos usuários. A URA (telefonia fixa) e alguns filmes publicitários também foram contemplados.
Marketing do afeto
“Nosso som tornou-se um atributo fundamental para nossa operação. Da voz aos toques sonoros, à música, tudo é muito percebido pelos passageiros.”
Juliana Alcides, gerente de Comunicação da ViaQuatro e ViaMobilidade.
Criação
- Estudo
- workshops de marca e disseminação
- Entregas
- tema musical, logotipo sonoro, voz da marca e tom verbal
- Aplicação
- nas mensagens dadas em trens, estações e peças para publicidade
Time
- violão
- Daniel Lopes
- bateria
- João Viana
- baixo
- Emerson Mardhine
- teclado
- Rodrigo Tavares
- guitarra
- Miguel Bestard
- trombone
- Marlon
- clarinete/arranjo
- Rodrigo Shá
- beat box
- Fábio Carrão
- voz da Marca
- Pérola Paes
- composição, coro e direção
- Zanna
- produção executiva
- Tati Botafogo
- gestão Marketing ViaQuatro e ViaMobilidade
- Juliana Alcides