Vivo
Vivo, muito vivo
A marca Vivo conquistou os ouvidos brasileiros! Primeira a ter uma marca sonora no segmento de telefonia celular, a Vivo soa hoje em rede nacional. Em meio à comunicação caótica das operadoras, o logo sonoro é estratégico na gestão da marca. Além disso, o seu tema musical é protagonista nos eventos e no atendimento telefônico (URA). Criamos também trilhas-modelo para a publicidade: institucional, emocional, cômica e inteligente. O processo de criação do projeto foi único e seus resultados também.
Zana fala sobre Vivo

O projeto começou em 2013. O objetivo da agência Zanna e do marketing da Vivo foi fortalecer o vínculo afetivo com as pessoas. Personificamos a marca na figura de um homem de 30 anos antenado nas tendências. Seus atributos de personalidade inspiraram a criação musical. Ele é…
Tema musical e logo sonoro
O tema musical da Vivo tem ritmo entusiasmado nas percussões tribais de Sané, artista da Nova Guiné baseado em Lisboa. As cordas soam transformação e emoções positivas enquanto a melodia é tocada ao piano. Numa espécie de grito de liberdade na multidão, um coro de vozes brasileiras canta o refrão “Oh Oh! Oh Oh! Vivo!”, que foi também a matriz do logo sonoro.
Aplicações
A pergunta do cliente, no final do projeto, foi como fazer a gestão da marca sonora na publicidade e na comunicação. Respondemos do jeito que mais gostamos: criando. Gravamos mais três trilhas para exemplificar as aplicações do tema musical na publicidade: a Institucional (um corte do tema musical original); a Cômica (versão do tema com ritmo animado); a Inteligente (mais eletrônica) e a Emocional (uma melodia diferente em cima dos mesmos acordes do tema musical, cantada em inglês pela maravilhosa Blubell). E foi assim que demonstramos como o Sound Branding e a marca sonora poderiam ocupar os diversos territórios da comunicação e da publicidade da Vivo.
Music Branding
Após a veiculação do Sound Branding da Vivo, começamos a trabalhar no Music Branding focado na curadoria de música ambiente para as lojas. Para estabelecer os estilos musicais da marca, percorremos 11.000 quilômetros, 7 cidades e 10 lojas. Conversamos com 65 consumidores e 50 funcionários. Consideramos o perfil de cada região e mantivemos a sua personalidade musical. Inicialmente, 320 lojas próprias da Vivo espalhadas por todo o Brasil foram contempladas com o Music Branding. Nossa música ambiente para lojas está no portfólio das franquias.


Reconhecimento
Em pouco tempo, a marca sonora da Vivo ficou muito conhecida em todo o país. “A música é capaz de encantar e conectar pessoas mais do que qualquer outra linguagem. A Vivo, por promover a conexão em todas as suas ações, não poderia deixar de considerar esse aspecto no trabalho de desenvolvimento da marca”, disse Cristina Duclos, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.
Criação
- Estudo
- workshops de marca
- Entregas
- tema musical, logotipo sonoro, marca sonora, sound design, Sound Branding book
- Aplicações
- URA, filmes para publicidade, lojas, web, móbile e som dos aplicativos
Time
- coro
- Cláudio Carvalho, Késia Estácio, Jessica Ramalho e Jefferson Rocha – coro Blubell
- voz
- Blubell
- guitarra
- Sergio Morel
- guitarra, violão aço e banjo
- Rodrigo Suricato
- baixo
- Alberto Continentin
- percussão africana, berimbau e cuíca
- Sané
- bateria
- Carlos Cesar
- teclados e arranjo de cordas para orquestra
- Maycon Ananias
- composições, arranjo de base e direção
- Zanna
- produção executiva
- Tati Botafogo
- diretora de marketing
- Cris Duclos