Nós já contamos aqui por que a assinatura sonora (ou logotipo sonoro) é uma integrante fundamental, dentro do conjunto de possibilidades que o Sound Branding oferece e tem sido cada vez mais explorada por empresas de diferentes segmentos. Mas nem sempre ela acontece da forma desejada. Para que uma assinatura sonora funcione, é preciso seguir uma regra básica: transmitir de forma clara a identidade sonora da marca, que por sua vez é criada com base na estratégia do seu Branding.

A principal função da assinatura sonora é transmitir instantaneamente a identidade da marca ou negócio, de maneira afetiva, através de uma melodia curta com até três segundos de duração. Para isso, os atributos da personalidade da marca servem como o ponto de partida para a seleção de instrumentos musicais, estilo, tipo de ritmo, velocidade, ambientação harmônica (o clima do som), seus efeitos sonoros e os timbres utilizados nessa composição.

Assim, antes de criar a assinatura sonora, é preciso definir muito bem quais são os atributos, os valores, o propósito e a missão da empresa. Por que ela se destaca das outras? Qual é o seu diferencial? O que quer transmitir? Paz? Natureza? Juventude? Luxúria? Criatividade? Urbana? Caseira? Próxima?… Seus atributos ajudam a inspirar um som único, que será capaz de traduzir a sua personalidade para o público.

Nike Logo
Coca-Cola

Qual a vantagem da assinatura sonora para o Branding?

Na prática, a assinatura sonora precisa ser aplicada simultaneamente à identidade visual, unificando o seu conjunto de expressões de forma significativa, duradoura e memorável. Ela é um atributo de longo prazo do Branding, que pode estar presente ao longo de toda a extensão da companhia e também em toda a jornada do seu público, proporcionando uma experiência mais gostosa e coerente entre todos os produtos ou diferentes serviços.

“Uma marca tem de se transformar em uma experiência sensorial que vai além do que vemos”, disse Martin Lindstrom, especialista dinamarquês em neuromarketing, no livro A Lógica do Consumo.

Uma das grandes vantagens da assinatura sonora é o seu alcance, que extrapola os limites da visão. Ela pode ser ouvida independente da atenção da sua audiência, chamando diferentes públicos em diferentes pontos de contato. Hoje há um excesso de estímulos visuais no nosso mundo e isso resulta na queda generalizada da nossa capacidade perceptiva e foco, além de uma competição constante pela atenção das pessoas.

Time Square

“Nosso aparelho de vida, nosso corpo, é equipado com ferramentas perceptivas super sofisticadas. Nossos 5 sentidos captam informações que são diretamente armazenadas no nosso cérebro. Toda essa informação nos ajuda a chegar a novas conclusões a partir de novos circuitos e combinações neurais”, explica Zanna. “Até pouco tempo, nos concentrávamos prioritariamente no sentido da visão. Mas quem disse que ela é o único sentido importante? O som provoca emoções, condiciona nosso ritmo e determina nossa faixa de frequência, como vibramos. Isso é enorme!”

Flower
Oranges

"Precisamos estar comprometidos a desenhar estímulos positivos que provoquem sensações de expansão, de alegria e não de histeria, obsessão ou anestesia dos públicos."

Zanna

Um grande exemplo dessa realidade é o aumento exponencial do uso das assistentes de voz. À medida em que as pessoas falam com Siris e Alexas sem a necessidade do contato visual, a assinatura sonora coloca a marca em destaque nesse contexto crescente das tecnologias guiadas por voz, formando conexões mais profundas e duradouras com o público, em vários níveis, inclusive o inconsciente.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Miami descobriu, por exemplo, que os instrumentos utilizados na assinatura sonora são capazes de influenciar a percepção do público sobre a personalidade de uma marca. Mais ainda: ela tem o mesmo poder de influência nesse sentido que o design do logotipo visual.

Nos últimos anos, a MasterCard fez duas mudanças drásticas na sua estratégia de Branding: primeiro, tirou o texto do seu logotipo visual; segundo, criou uma espécie de assinatura sonora utilizada sempre que um pagamento feito com seus cartões é validado. Isso porque uma pesquisa conduzida pela empresa concluiu que 65% dos clientes consideravam uma loja mais confiável quando ouviam algum estímulo sonoro durante o processo de compra.

Para Raja Rajamannar, diretor de marketing da MasterCard, a estratégia tem componentes que “dependem do contexto”. Por isso, foram criadas várias versões (“divertida”, “operacional” etc.), que se adaptam a diferentes regiões, públicos e pontos de contato, expandindo a presença e a percepção da marca.

Entretanto, segundo Rajamammar, uma coisa ficou clara ao longo desse processo: a identidade sonora é ainda mais útil para marcas que você não consegue ver ou tocar. Ou seja, ela é capaz de complementar o Branding através do som, expandindo seu alcance e atingindo públicos onde os outros sentidos não conseguem chegar.

Marketing Sensorial

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