A metodologia da agência Zanna de criação de Sound Branding, Music Branding e Sound UX para as marcas, muito testada em 15 anos de experiência, converte conceitos em som, música e experiências. O processo de branding é profundo, mas divertido como a música pode ser e rápido como nosso tempo. O grupo de trabalho (GT) é preparado para opinar sobre instrumentos, ritmos e estilos musicais que irão compor o panorama sonoro da marca. Juntos, criamos seu Marketing do Afeto, a plataforma que vai atrair mais que clientes, mas sim fãs. Esta jornada nos leva a conexões de verdade com a marca e, inevitavelmente, ao sucesso!

Zanna fala sobre a metodologia

2023.04.13 – Zanna-3

Etapa 1: Deep in Sound

Diagnóstico

Começamos observando com ouvidos atentos os sons que a marca coloca no mundo, como as pessoas interagem com eles, o alinhamento deles com o seu propósito e como a empresa se aproxima e se diferencia sonoramente da concorrência. O GT é interdisciplinar e composto por áreas estratégicas da empresa, parceiros de branding, publicidade e comunicação, tornando a análise do contexto sonoro mais rica.

Arquétipos Sonoros

Criamos os arquétipos musicais e sonoros baseados nos atributos de marca, levando em consideração também seus valores, propósito e percepções dos públicos. Os arquétipos são os pilares, os atributos da personalidade sonora da marca e a fonte para a elaboração das diretrizes de criação sonora, musical, vocal e verbal.

Diretrizes sonoras

Com base no diagnóstico e nos arquétipos sonoros criados pelo GT, estabelecemos as diretrizes para o tema musical, logotipo sonoro, voz da marca, tom verbal, música ambiente das lojas, sound design e as várias experiências do usuário, o meio que os sons chegam aos ouvidos da audiência e provocam interações e afetos. As diretrizes podem abranger outras áreas do negócio, como atendimento telefônico ou presencial, publicidade e propaganda, linguagem de e-mails, site e vendas. Dessa maneira, a marca permeia toda a experiência sonora, musical e verbal do cliente.

Entrega

  • Dois workshops de marca – 3h de duração
  • Conteúdo Keynote – diagnóstico e diretrizes sonoras
sound-ux-processo

Etapa 2: Sound Creation

Assim como as pessoas, cada marca tem sua própria digital e nosso papel é traduzi-la em som. Para isso, buscamos timbres e sonoridades únicas que possam manifestar a essência da marca como nenhuma outra. Criamos o tema musical, a composição autoral com duração média de três minutos; o logotipo sonoro, de aproximadamente dois segundos e que assina a marca junto ao seu logotipo visual ou, nos meios exclusivamente auditivos (rádio e podcasts), será seu único representante; a voz da marca, que vai personifica-la; seu tom verbal, que é o “jeito de falar”; e o sound design. Todos esses elementos compõem a experiência sonora do usuário em sites, apps, mobile, equipamentos e música ambiente para lojas ou espaços físicos.

Entrega

  • Tema musical
  • Logotipo sonoro
  • Voz da marca
  • Tom verbal
  • Sound design
  • Música ambiente para lojas
  • Manual de uso
Conteúdo decorativo

Etapa 3: Sound UX – Experiência Sonora do Usuário

A maior entrega do som para a comunicação da marca é a conexão afetiva que ele intermedia com seus públicos – e há indícios que este seja seu maior ativo. O Sound UX (user sound experience), a experiência sonora do usuário, é quem se ocupa da jornada sonora e entrega a experiência personalizada nos meios digitais, presenciais e analógicos. Cada marca tem uma forma de desdobrar seu som nas várias plataformas, cruzando estrategicamente as mídias e pontos de contato para obter o melhor alcance do Sound ou Music Branding, atrair mais fãs apaixonados e cumprir a missão do Marketing do Afeto: envolver, encantar, emocionar e naturalmente fidelizar.

O Sound UX desenha a navegação em três tipos de ambientes:
Digital – Presencial – Analógico

No metrô por exemplo, a navegação é presencial, onde as pessoas são conduzidas pelo som das mensagens nos trens, nas estações precedidas por seu logotipo sonoro, pela música que ambienta o percurso e pela voz e tom verbal que orientam os passageiros nos seus espaços. Porém, nas máquinas de autoatendimento, no app de recarga e no site, a navegação é virtual. O Sound UX confere às experiências dos usuários uma conexão através da estética criativa e da utilidade, pois sinaliza suas etapas, acessibilidade para pessoas com deficiência, intuitividade quando torna mais fluida a experiência e reconhecimento da marca. Além destas aplicações, a TV, as redes sociais, o Youtube, o Spotify e o atendimento telefônico são outros pontos de contato que complementam a presença sonora da marca no meio digital. Finalmente, o Sound UX analógico se dá no rádio, cinema e na rádio customizada que toca nas lojas e espaços físicos. Dessa maneira, a marca sonora permeia toda a experiência sonora, musical e verbal dos clientes.

Entrega

Sound UX Digital
Site, apps, mobile, URA (atendimento telefônico), máquina de autoatendimento, redes sociais, Youtube, Spotify, TV e podcast.
Sound UX Presencial
Mensagens, locuções, vinhetas, música ambiente de lojas, paisagem sonora (soundscape) sons de eletrodomésticos, carros e equipamentos.
Sound UX Analógico
Spot de rádio, cinema e rádio customizada.
ryoji-iwata-hGWKGile6bs-unsplash
ryoji-iwata-n31JPLu8_Pw-unsplash

Etapa 4: Sound Dissemination

Aqui, a comunidade em torno da marca toma conhecimento do Sound Branding, Music Branding e Sound UX que criamos. Apresentamos o projeto, seu manual de uso (guia para utilização da identidade sonora) e damos treinamento para produtoras audiovisuais, pessoal de vendas, atendimento virtual ou físico, entenderem as melhores práticas de aplicação da identidade sonora no dia a dia da comunicação, alinhando o lançamento nas várias plataformas digitais, presenciais e analógicas. Com consistência na aplicação, em pouco tempo a marca será reconhecida pelo som e amada pelos públicos. Assim criamos uma identidade sonora sólida e experiências únicas, com o DNA da marca impresso no som e na experiência do usuário.

Entrega

  • Workshops de Apresentação
  • Workshops de Treinamento
  • Implementação
  • Lançamento
  • Sound Help

Cases

O método sugere as etapas, porém não há fórmulas. Cada projeto é único e pensado individualmente. Há marcas que só precisam do logotipo sonoro, como o que fizemos para a Vivo; outras só do sound design, com sons que servem dos apps aos eletrodomésticos e carros, como o Sound UX que desenhamos para as máquinas de autoatendimento do MetroRio; há aquelas que precisam do projeto completo de Sound Branding, como o que fizemos pra L’occitane Au Brésil; e ainda as que só precisam de uma música ambiente, como o Music Branding que fazemos para o St Marche, que resulta na rádio customizada para lojas. Cada caso é um caso, melhor falar com a gente.

2023.04.13 – Zanna-20

Ficou curiosa ou curioso para saber mais sobre o Sound Branding, Music Branding ou Sound UX? Você pode visitar as nossas perguntas mais frequentes, conhecer outros casos de sucesso ou ainda mandar uma mensagem pra gente.

Se quiser se aprofundar mais ainda no assunto, é possível encontrar o livro da Zanna, “Sound Branding, a vida sonora das marcas”.