Posicionamos a marca por meio do sentido da audição, expandindo suas possibilidades de exposição através do Sound Branding, Music Branding e Sound UX. Criamos a identidade sonora da marca através do tema musical, logotipo sonoro, voz, jeito de falar, sound design, trilha sonora, playlists e todos os sons que compõem seu ecossistema sonoro. Nós a propagamos em seus alto-falantes para que todos possam ouvir. Nosso método de branding é colaborativo – ouvimos e conceituamos música, traduzindo atributos em sons, Arquétipos Musicais que inspiram a criação.

Zanna fala sobre o que fazemos

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SOUND BRANDING

Criamos a identidade sonora da marca e a posicionamos por meio de um sentido ainda pouco explorado, a audição, expandindo as suas possibilidades de exposição. Propagamos a marca através do tema musical, logotipo sonoro, voz, jeito de falar, sound design, trilha sonora, playlists e todos os sons que compõem seu ecossistema sonoro.

Veja como aplicamos nosso método de Sound Branding nos casos do MetrôRio e da L’Occitane Brasil.

Serviços

  • Workshops
  • Tema musical
  • Logotipo sonoro
  • Voz da marca
  • Tom verbal
  • Sound Branding book
  • Trilhas e spots para publicidade
  • Sound design
  • Paisagem sonora
  • Podcasts
  • Locuções
  • URA – Unidade de Resposta Audível
  • Sound design (site e apps)
  • Palestras Ä Visa Sonora das Marcas"

MUSIC BRANDING

Quantas vezes você já entrou numa loja e teve vontade de sair porque a música soava incômoda? Nossa expertise é criar uma música ambiente que seja arrebatadora, deixe as pessoas melhores do que estavam antes de viverem nossa curadoria e a experiência que nosso app proporciona. Veiculamos não só música, mas o melhor desenho sonoro (sound design) para lojas e espaços físicos e digitais.

Conheça nossos projetos de Music Branding para a Vivo e a rede de supermercados St Marche.

Serviços

  • Curadoria musical
  • Rádio (plataforma digital)
  • Música ambiente (playlists)
  • Treinamento de tom verbal

SOUND UX – A EXPERIÊNCIA SONORA DOS PÚBLICOS

Desenhamos uma experiência sonora que proporciona uma navegação intuitiva e prazerosa. Nossa tarefa é pôr som nos alto-falantes de espaços físicos ou virtuais, para que todos possam ouvir. O tema musical, a voz, o jeito, o logotipo sonoro e o sound design são ouvidos no site, apps, URA (atendimento telefônico), vídeos na internet, filmes, spots, espaços físicos e digitais, na AI (inteligência artificial), voz sintetizada, metaverso, máquinas, eventos, e por onde mais a marca se comunicar.

Aqui, alguns exemplos de Sound UX que criamos, como os da ViaQuatro e Cielo.

Serviços

  • App
  • Mobile
  • URA (Unidade de Resposta Audível / telefonia)
  • Redes sociais e podcasts
  • Máquinas de autoatendimento
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 Metodologia – Metodologia – Metodologia –

ETAPA 1: DEEP IN SOUND

Conversamos com pessoas de diversas áreas da empresa, com seus públicos, entendemos seu panorama sonoro e elaboramos uma análise que revela seus potenciais. Ouvimos as pessoas, conceituamos música, traduzindo atributos em som, e criamos os Arquétipos Musicais que vão inspirar as composições.

ENTREGA

  • Dois workshops de marca – 3h de duração
  • Conteúdo Keynote – diagnóstico e diretrizes

ETAPA 2: SOUND CREATION

Esta é a hora em que a técnica se junta à arte. O momento de compor música e sons que irão criar a identidade sonora da marca. Contamos com um time esperto de profissionais: compositoras, compositores, arranjadoras, arranjadores, instrumentistas, cantoras, cantores e coristas, dos mais diversos estilos musicais, que se juntam para criar músicas autorais inéditas e personalizadas.

ENTREGA

  • Tema musical
  • Logotipo sonoro
  • Voz da marca
  • Tom verbal
  • Sound design
  • Manual de uso
  • Música ambiente para lojas
  • Curadoria musical
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ETAPA 3: SOUND UX – EXPERIÊNCIA SONORA DO USUÁRIO

Desenhamos a experiência dos ambientes físicos e digitais para proporcionar aos clientes a melhor navegação dos espaços. Colocamos o som nos alto-falantes da marca pra que todos possam ouvir. Agora, o tema musical, a voz, o jeito, o logotipo e o sound design podem ser ouvidos em todos os pontos de contato da empresa com as pessoas.

ENTREGA

Sound UX Digital
Site, apps, mobile, URA (atendimento telefônico), AI (inteligência artificial), voz sintetizada, metaverso, máquina de autoatendimento, vídeos, filmes, redes sociais, YouTube, Spotify, TV e podcast.
Sound UX Presencial
Espaços físicos, eventos, mensagens, locuções, vinhetas, música ambiente de lojas, paisagem sonora (soundscape), sons de eletrodomésticos, carros e equipamentos.
Sound UX Analógico
Spot de rádio, cinema e rádio customizada.

ETAPA 4: SOUND DISSEMINATION

Mas o que seria do branding se não fossem seus aliados? A disseminação é fundamental para reverberar o som da marca e criar seus primeiros fãs. Para isso, envolvemos vários times em workshops com a tarefa de encantá-los com a música, e toda a nova linguagem musical e vocal. Nesses encontros apresentamos o manual de uso, para que eles entendam como aplicá-lo e se tornem os mais novos disseminadores do som da marca.

ENTREGA

  • Workshops de Apresentação e Treinamento
  • Implementação
  • Lançamento
  • Sound Help
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clientes

Zanna
Cielo
GRU Airport
Infraero
MetrôRio
L'Occitane Au Brésil
St Marche
ViaQuatro
Vivo
Sem Parar

FAQ

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

O Sound Branding é a marca sonora feita sob medida para a empresa. Envolve a criação de um conjunto de elementos sonoros, tais como tema musical, logotipo sonoro e voz da marca pensados a partir do estudo da sua personalidade. O Music Branding é um conceito desenvolvido para orientar a música ambiente para as lojas e espaços físicos da marca. Ambos são criados a partir dos atributos de personalidade da marca.

Jingle e Sound Branding têm a mesma finalidade?

O jingle existe para servir a uma campanha de produto ou serviço. Sua linguagem é varejo e sua duração é igual ao tempo da campanha. O Sound Branding existe para fazer a marca ser reconhecida e cria conexão afetiva de longo prazo com o seu público. O Sound Branding surgiu na era da internet para atender as necessidades da comunicação e publicidade do novo milênio.

Por que o Sound Branding é importante?

O Sound Branding é importante porque a falta de gestão da vida sonora das marcas pode aumentar a rejeição ao produto ou empresa sem que isso seja percebido. Quantas vezes desligou ou abaixou o som da TV na hora dos comerciais ou “pulou” os intervalos comerciais do YouTube ou Spotify? Já saiu da loja porque a música ambiente era desagradável? O Sound Branding cria vínculos sensoriais com a marca e consegue posicioná-la no território da audição, o que exige conhecimentos específicos.

O que é um logotipo sonoro?

O logotipo sonoro é o representante musical da marca de até três segundos de duração. É aplicado na publicidade em filmes, spots, vídeos, vinhetas e em todos os meios de comunicação utilizados pela marca junto ou separado do logotipo visual. É um elemento imprescindível na gestão da marca, pois é seu único representante nos meios exclusivamente auditivos como podcasts, rádios, telefonia e sistemas de som de meios de transporte ou espaços físicos.

Como começar o Sound Branding da marca?

Para começar um projeto de Sound Branding para a marca, começamos com workshops guiados com o cliente para extrair os insumos necessários ao desenvolvimento do tema musical, logotipo sonoro e a voz da marca. Depois, adaptamos as peças às ações de publicidade, web e lojas. No final do processo oferecemos workshops de disseminação para os públicos internos e externos. O projeto de Sound Branding dura até dois meses, em média, e o de Music Branding leva até um mês.

Como o Sound Branding é usado na publicidade?

O Sound Branding é usado na publicidade assim como a identidade visual de uma marca, conferindo a ela uma identidade sonora. O novo recurso pode ser aplicado nas trilhas e logotipos sonoros nos filmes, spots e vídeos, na voz da marca que faz a locução, na telefonia diária, no sound design que pontua certos momentos das peças e também no tom verbal e no jeito de falar da voz na comunicação.

Como aplicar o Sound Branding na minha empresa?

O Sound Branding pode ser aplicado pela empresa na música ambiente dos espaços coletivos, no som dos elevadores e refeitórios, nas playlists, nos ambientes virtuais de comunicação (intranet), nas vinhetas e música ambiente nos eventos internos, convenções, reuniões, na telefonia móvel por meio de ringtones, na URA (telefonia fixa). Também pode ser disponibilizado para que os colaboradores usem em suas apresentações. Esses inputs musicais criam um ambiente mais criativo e produtivo.

Como é feito um logotipo sonoro?

O logotipo sonoro é extraído do tema musical. É a célula melódica mais marcante da música feita exclusivamente para a marca. Também pode ser produzido independentemente do tema musical. Nas duas situações, o logotipo sonoro é criado a partir dos atributos de personalidade da marca e suas diretrizes são alinhadas com o cliente nos workshops de marca.

Quanto custa um logotipo sonoro?

O preço de um logotipo sonoro considera as etapas necessárias para o estudo, a complexidade da produção musical, as mídias em que será aplicado e o tempo de uso. Para informações mais detalhadas, fala com a gente: falecomzanna@zanna.com.br

Eu posso registrar o meu logotipo sonoro?

Sim, o registro da obra musical do logotipo sonoro hoje em dia é bem mais fácil. A veiculação em mídias digitais ou envio do arquivo de áudio com o fonograma do logotipo sonoro são considerados prova suficiente para configurar a existência da obra, o que permite o seu registro automático.