A agência Zanna é pioneira em Sound Branding no Brasil e na América Latina. Fomos a primeira agência a trabalhar a experiência sonora estratégica no varejo brasileiro (Music Branding). Numa versão mais atualizada, chamamos a nossa matéria-prima de marketing do afeto, pois estabelece conexão afetiva entre as marcas e as pessoas. Criamos a marca sonora e musical da empresa, através do tema musical, logotipo sonoro, voz da marca e curadoria de música ambiente aplicados por toda a comunicação. Da internet e publicidade às lojas, a marca é reconhecida.

Zanna fala sobre a agência

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"A música cria intimidade entre marcas e pessoas"

Sound Branding

A inovação pode surgir de uma necessidade coletiva. O Sound Branding nasceu na era da internet com foco na gestão de marcas para atender às novas demandas cognitivas das empresas. Muito além dos velhos e bons jingles, muitos deles memoráveis na publicidade, as marcas precisam se diferenciar em meio à profusão de estímulos existentes na rede. A partir dos estudos de Branding, chegamos às diretrizes que orientam a criação de uma marca sonora única.

Produtos

  • Workshops de marca
  • Arquétipo sonoro
  • Marca sonora
  • Tema musical
  • Logotipo sonoro
  • Voz da marca
  • Tom verbal
  • Sound Branding book
  • Trilhas e spots para publicidade
  • Sound design
  • Paisagem sonora
  • Podcasts
  • Mensagens
  • Locuções
  • URA (espera telefônica)
  • Ringtone
  • Kit eventos
  • Vinhetas
  • Som para site
  • Som para produto
  • Workshop de disseminação
  • Workshop de treinamento
  • Sound help
  • Palestra motivacional "Vida Sonora"
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2-SOBRE-A-AGENCIA

Music Branding

Certamente você já saiu de uma loja, restaurante ou de algum ambiente público porque a música soava desagradável aos seus ouvidos. O som está em toda a parte e nos atrai ou repele mesmo que a gente não perceba. Nossa agência faz o diagnóstico da marca, analisa a concorrência, traduz sua personalidade em atributos e a partir dessa investigação cria as diretrizes que orientarão a curadoria da música ambiente das lojas e de uma rádio, que além de música veicula conteúdos sonoros relevantes para o seu negócio e para os seus parceiros.

Produtos

  • Rádio
  • Curadoria
  • Música ambiente
  • Seleção musical
  • Vinhetas
  • Mensagens
  • Spots
  • Atendimento telefônico
  • Som de cancela
  • Trilha para coleção
  • Treinamento de tom verbal
  • Marca sonora
  • Logotipo musical
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Nossa história

A agência foi fundada em 2007 pela expert Zanna, atual CEO da empresa. Compositora, cantora e locutora especializada em Branding, ela começou a explorar territórios da música para beneficiar as marcas. O amadurecimento dessa ferramenta ao longo dos anos revelou o potencial gigante que o som tem para estabelecer conexões entre pessoas e marcas. Nosso trabalho posicionou o Sound Branding, o Music Branding e o Marketing do Afeto como recursos imprescindíveis à comunicação, publicidade na gestão das marcas.

Propósito

Alinhada às metas do Milênio, a agência Zanna tem o propósito de conectar as marcas às pessoas, transformar a experiência nos espaços públicos e mudar o panorama sonoro das cidades. A grande quantidade de projetos desenvolvidos para meios de transporte como metrôs, aeroportos e VLT mostra que estamos no caminho certo (confira na área O que fazemos). Nossa meta é replicar essa história transformadora por todo o Brasil.

Clientes

Zanna
Cielo
GRU Airport
Infraero
Metrô Rio
L'Occitane Au Brésil
St Marche
Via Quatro
Vivo
Sem Parar

Reconhecimento

  • A agência Zanna tem hoje reconhecimento internacional. Em 2012, sua CEO foi a primeira profissional a apresentar o Sound Branding no Festival de Criatividade de Cannes, na França.
  • No ano seguinte, a agência conquistou o prêmio de Melhor Case de Sound Branding da Audio Branding Academy (ABA), sediada na Alemanha.

FAQ

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?

O Sound Branding é a marca sonora feita sob medida para a empresa. Envolve a criação de um conjunto de elementos sonoros, tais como tema musical, logotipo sonoro e voz da marca pensados a partir do estudo da sua personalidade. O Music Branding é um conceito desenvolvido para orientar a música ambiente para as lojas e espaços físicos da marca. Ambos são criados a partir dos atributos de personalidade da marca.

Jingle e Sound Branding têm a mesma finalidade?

O jingle existe para servir a uma campanha de produto ou serviço. Sua linguagem é varejo e sua duração é igual ao tempo da campanha. O Sound Branding existe para fazer a marca ser reconhecida e cria conexão afetiva de longo prazo com o seu público. O Sound Branding surgiu na era da internet para atender as necessidades da comunicação e publicidade do novo milênio.

Por que o Sound Branding é importante?

O Sound Branding é importante porque a falta de gestão da vida sonora das marcas pode aumentar a rejeição ao produto ou empresa sem que isso seja percebido. Quantas vezes desligou ou abaixou o som da TV na hora dos comerciais ou “pulou” os intervalos comerciais do YouTube ou Spotify? Já saiu da loja porque a música ambiente era desagradável? O Sound Branding cria vínculos sensoriais com a marca e consegue posicioná-la no território da audição, o que exige conhecimentos específicos.

O que é um logotipo sonoro?

O logotipo sonoro é o representante musical da marca de até três segundos de duração. É aplicado na publicidade em filmes, spots, vídeos, vinhetas e em todos os meios de comunicação utilizados pela marca junto ou separado do logotipo visual. É um elemento imprescindível na gestão da marca, pois é seu único representante nos meios exclusivamente auditivos como podcasts, rádios, telefonia e sistemas de som de meios de transporte ou espaços físicos.

Como começar o Sound Branding da marca?

Para começar um projeto de Sound Branding para a marca, começamos com workshops guiados com o cliente para extrair os insumos necessários ao desenvolvimento do tema musical, logotipo sonoro e a voz da marca. Depois, adaptamos as peças às ações de publicidade, web e lojas. No final do processo oferecemos workshops de disseminação para os públicos internos e externos. O projeto de Sound Branding dura até dois meses, em média, e o de Music Branding leva até um mês.

Como o Sound Branding é usado na publicidade?

O Sound Branding é usado na publicidade assim como a identidade visual de uma marca, conferindo a ela uma identidade sonora. O novo recurso pode ser aplicado nas trilhas e logotipos sonoros nos filmes, spots e vídeos, na voz da marca que faz a locução, na telefonia diária, no sound design que pontua certos momentos das peças e também no tom verbal e no jeito de falar da voz na comunicação.

Como aplicar o Sound Branding na minha empresa?

O Sound Branding pode ser aplicado pela empresa na música ambiente dos espaços coletivos, no som dos elevadores e refeitórios, nas playlists, nos ambientes virtuais de comunicação (intranet), nas vinhetas e música ambiente nos eventos internos, convenções, reuniões, na telefonia móvel por meio de ringtones, na URA (telefonia fixa). Também pode ser disponibilizado para que os colaboradores usem em suas apresentações. Esses inputs musicais criam um ambiente mais criativo e produtivo.

Como é feito um logotipo sonoro?

O logotipo sonoro é extraído do tema musical. É a célula melódica mais marcante da música feita exclusivamente para a marca. Também pode ser produzido independentemente do tema musical. Nas duas situações, o logotipo sonoro é criado a partir dos atributos de personalidade da marca e suas diretrizes são alinhadas com o cliente nos workshops de marca.

Quanto custa um logotipo sonoro?

O preço de um logotipo sonoro considera as etapas necessárias para o estudo, a complexidade da produção musical, as mídias em que será aplicado e o tempo de uso. Para informações mais detalhadas, fala com a gente: falecomzanna@zanna.com.br

Eu posso registrar o meu logotipo sonoro?

Sim, o registro da obra musical do logotipo sonoro hoje em dia é bem mais fácil. A veiculação em mídias digitais ou envio do arquivo de áudio com o fonograma do logotipo sonoro são considerados prova suficiente para configurar a existência da obra, o que permite o seu registro automático.