CPTM
A TRILHA DOS TRILHOS
Você já notou que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM) mudou seu jeito de se comunicar com os passageiros? Que tem uma nova música, dois novos logotipos sonoros e uma nova voz? Mais verdadeira e simples, ela dá o recado de maneira leve, calma e segura. Pois temos orgulho em contar que a CPTM é mais um case bem-sucedido de Sound Branding desenvolvido pela Zanna Sound para meios de transporte.
Zanna fala sobre CPTM
"A gente vinha observando a experiência sonora criada para outros meios de transporte pela Zanna Sound e tínhamos muita vontade de fazer o nosso, mas achávamos que não seria viável. Fizemos e o Sound Branding foi muito percebido pelos passageiros e transformou a nossa experiência positivamente."
Nós criamos uma experiência sonora diferente, mais afetiva, próxima, povoada por música. Fizemos o tema musical que toca nas estações, o logotipo sonoro operacional (antecipa as mensagens de próxima estação) e o logotipo sonoro educativo (anuncia as mensagens educativas e de segurança).
Com a intenção de orientar com tranquilidade, simpatia e alto astral, promovemos uma revolução sutil, mas de grande impacto, nas mensagens ouvidas diariamente pelos usuários. São sons que chegam aos ouvidos de quase 2 milhões de pessoas que transitam por cerca de 65 mil quilômetros percorridos, trajetos equivalentes a 1 volta e 1/2 na Terra opor dia!
Tema musical e logotipo sonoro
A pluralidade da marca CPTM traz no seu DNA a necessidade de unir várias tribos e ao mesmo tempo criar um ambiente leve. A premissa é que o som ambiente deve necessariamente acalmar e diminuir o estresse das pessoas que estão em deslocamento. Para isso, compusemos uma trilha musical POP, meio jazzy, mas com elementos de rua como o beat box (com sons percussivos feitos com a boca pelo mestre Carrão). Guitarra, assovio e vozes se ocupam das melodias, com texturas que trazem leveza, afeto e delicadeza, em cima de um ambiente rítmico alegre, para cima, mas nada tenso. Dois logotipos sonoros foram extraídos da música: um com sons de guitarra pra avisar a próxima estação e outro para dar dicas de segurança e convivência.
A voz da marca
A voz da marca é feminina, descolada, mas ao mesmo tempo passa firmeza e segurança. Seu sotaque é da cidade, mas não muito carregado. No processo do casting, buscávamos alguém que pudesse incorporar os atributos da marca. Foi então que encontramos a Verônica Villa. Ela reuniu todos os atributos para dar voz ao que imaginamos para a CPTM.
A Zanna Sound completou 15 anos de vida em 2022 e tem motivos pra comemorar. A CPTM é o oitavo case em meios de transporte impactados pela nossa expertise e criatividade. Se somarmos todas essas experiências, mais de 22 milhões de pessoas nos escutam por dia no Brasil e são tocadas pelas mensagens criadas para serem funcionais, delicadas, respeitosas e afetivas. Nós trabalhamos com a convicção de que o som pode transformar o ambiente, melhorar a convivência nos espaços urbanos e reduzir a violência. Sendo assim, decidimos usá-lo como condutor de afeto, fortalecendo laços invisíveis e propagando a beleza e a calma, para tornar o mundo à nossa volta cada vez mais pacífico.
Criação
- Estudo
- Workshops de marca
- Entregas
- Tema musical, Logotipo sonoro e Voz da marca
- Sound UX
- Mensagens das estações e trens
Time
- Junior Moraes
- Bateria
- Marfa
- Baixo
- Carrão
- Beat Box
- Daniel Lopes
- Violão de aço e Coro
- Guilherme Ge
- Teclado
- Zanna
- Composição, arranjo, assovio e vocais
- Veronica Villa
- Voz da marca
- Tati Botafogo
- Produção executiva
- Rodrigo Pontes
- Diretora de marketing