Cielo
Uma luz no horizonte
O projeto de Sound Branding da Cielo colocou a Zanna Sound diante de uma necessidade nova, o impacto de uma crise global que afetou todos os setores, inclusive a comunicação e gestão de marcas: a pandemia de covid-19. Fomos desafiados a mudar de rota no meio do caminho e acabamos criando dois temas musicais: um antes e outro depois que o mundo parou. Se antes falávamos de leveza, do céu e de conquistas, o momento era de juntar forças, de luta e de superação. Assim nasceu o logotipo sonoro da Cielo, forte e aguerrido, com toque do tambor do maracatu e guitarras.
Zanna fala sobre Cielo
"Nunca tinha me ocorrido que poderíamos construir uma música com tanta precisão e alinhamento com os atributos da marca. Amei o processo. Além de tudo, é leve, divertido."
A Zanna Sound percebeu que o papel da Cielo, em meio às incertezas, era ajudar o mercado a atravessar a crise. Para chegar a uma nova marca sonora com esses requisitos, ressignificamos os seus atributos. A partir deles, criamos um tema musical com uma levada pop tocada por alfaias, tambores do maracatu. As vozes e guitarras são fáceis de cantar e têm muita energia. Já o logotipo sonoro, presente nas assinaturas das peças de comunicação e publicidade, é a síntese mais marcante da melodia da guitarra.
SOUND UX
O Sound Branding feito pela Zanna Sound foi aplicado em todos os canais de comunicação: dos filmes publicitários ao som da máquina da Cielo, passando por podcasts, redes sociais e vinhetas veiculadas na TV Globo durante o programa “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. A proposta é seguir aplicando essa marca sonora com consistência em todas as oportunidades de comunicação com o público, seguindo o manual de melhores práticas do Sound Branding.
Manual de marca
O Sound Branding foi criado pela Zanna Sound para ser aplicado em todos os canais de publicidade e gestão da marca. Para garantir que isso seja feito de modo a preservar a forma e o conteúdo original e o seu alinhamento com as peças de comunicação, existe um material de referência com explicações claras sobre as melhores práticas de utilização. Nele detalhamos as diretrizes para a inserção do tema musical e logotipo sonoro, adequando-as a cada meio de comunicação: filmes publicitários, spots, vinhetas, URA (telefonia fixa), máquina da Cielo, meios digitais e outros. Além disso, compartilhamos diretrizes para a voz da marca, que deve ser feminina e respeitar seus atributos de personalidade.
Criação
- Estudo
- workshops de marca
- Entregas
- tema musical, logotipo sonoro, voz da marca, Sound Branding Book, manual da marca
- Aplicações
- trilhas para filmes, podcasts, vinheta para programa da TV Globo e som da máquina da Cielo
Time do 2º Tema
- guitarra
- Daniel Lopes
- teclado
- Guilherme Ge
- baixo
- Marfa
- bateria
- Junior Moraes
- voz, composição e direção musical
- Zanna
- produção executiva
- Tati Botafogo
Time do 1º Tema
- guitarra solo
- Rodrigo Suricato
- guitarra base
- Daniel Lopes
- teclado
- Maycon Ananias
- baixo
- Alberto Continentino
- bateria
- João Viana
- voz, composição e direção
- Zanna
- produção executiva
- Tati Botafogo
- gestor de marca Cielo
- Rodrigo Pezzotta
Participação especial
- percussão e cordas
- Paulinho do Uakti