Cielo

Uma luz no horizonte

O projeto de Sound Branding da Cielo colocou a Zanna Sound diante de uma necessidade nova, o impacto de uma crise global que afetou todos os setores, inclusive a comunicação e gestão de marcas: a pandemia de covid-19. Fomos desafiados a mudar de rota no meio do caminho e acabamos criando dois temas musicais: um antes e outro depois que o mundo parou. Se antes falávamos de leveza, do céu e de conquistas, o momento era de juntar forças, de luta e de superação. Assim nasceu o logotipo sonoro da Cielo, forte e aguerrido, com toque do tambor do maracatu e guitarras.

Zanna fala sobre Cielo

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"Nunca tinha me ocorrido que poderíamos construir uma música com tanta precisão e alinhamento com os atributos da marca. Amei o processo. Além de tudo, é leve, divertido."

Rodrigo Pezzotta

Gerente de Branding da Cielo
 
 EMPÁTICA – TRANSFORMADORA – EMPODERADORA – COMPANHEIRA –

A Zanna Sound percebeu que o papel da Cielo, em meio às incertezas, era ajudar o mercado a atravessar a crise. Para chegar a uma nova marca sonora com esses requisitos, ressignificamos os seus atributos. A partir deles, criamos um tema musical com uma levada pop tocada por alfaias, tambores do maracatu. As vozes e guitarras são fáceis de cantar e têm muita energia. Já o logotipo sonoro, presente nas assinaturas das peças de comunicação e publicidade, é a síntese mais marcante da melodia da guitarra.

SOUND UX

O Sound Branding feito pela Zanna Sound foi aplicado em todos os canais de comunicação: dos filmes publicitários ao som da máquina da Cielo, passando por podcasts, redes sociais e vinhetas veiculadas na TV Globo durante o programa “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”. A proposta é seguir aplicando essa marca sonora com consistência em todas as oportunidades de comunicação com o público, seguindo o manual de melhores práticas do Sound Branding.

Manual de marca

O Sound Branding foi criado pela Zanna Sound para ser aplicado em todos os canais de publicidade e gestão da marca. Para garantir que isso seja feito de modo a preservar a forma e o conteúdo original e o seu alinhamento com as peças de comunicação, existe um material de referência com explicações claras sobre as melhores práticas de utilização. Nele detalhamos as diretrizes para a inserção do tema musical e logotipo sonoro, adequando-as a cada meio de comunicação: filmes publicitários, spots, vinhetas, URA (telefonia fixa), máquina da Cielo, meios digitais e outros. Além disso, compartilhamos diretrizes para a voz da marca, que deve ser feminina e respeitar seus atributos de personalidade.

Criação

Estudo
workshops de marca
Entregas
tema musical, logotipo sonoro, voz da marca, Sound Branding Book, manual da marca
Aplicações
trilhas para filmes, podcasts, vinheta para programa da TV Globo e som da máquina da Cielo

Time do 2º Tema

guitarra
Daniel Lopes
teclado
Guilherme Ge
baixo
Marfa
bateria
Junior Moraes
voz, composição e direção musical
Zanna
produção executiva
Tati Botafogo

Time do 1º Tema

guitarra solo
Rodrigo Suricato
guitarra base
Daniel Lopes
teclado
Maycon Ananias
baixo
Alberto Continentino
bateria
João Viana
voz, composição e direção
Zanna
produção executiva
Tati Botafogo
gestor de marca Cielo
Rodrigo Pezzotta

Participação especial

percussão e cordas
Paulinho do Uakti