Sem Parar
O som da fluidez
A música da magia. Assim poderíamos descrever o Sound Branding que compusemos para uma marca que melhora de modo invisível a experiência dos seus usuários. Você simplesmente se aproxima e as portas se abrem, sem demora, como um passe de mágica. Essa leveza está contemplada no tema musical da Sem Parar. Um pop jazz sofisticado e, ao mesmo tempo, fácil de cantarolar. Dele extraímos o logotipo sonoro, que tem pegada de final de filme, com uma guitarrinha limpa e o teclado costurando o encantamento. Quer saber mais? Arrasta pra baixo!
Zanna fala sobre Sem Parar
"Entendo que o som é um instrumento imprescindível na construção de marcas e, quando conheci a Zanna Sound, tudo fez muito sentido. Posso afirmar que esse foi, de longe, o projeto mais legal que já conduzi na minha área."
A ideia era transmitir a atmosfera de quem está no carro com a tranquilidade de passar sem burocracia por pedágios, estacionamentos de shoppings e postos de gasolina, dispondo da praticidade de fazer pagamentos rápidos e sem complicações.
Aprofundamos quatro conceitos relacionados à marca para encontrar a sua melhor expressão sonora: a fluidez, pois as portas se abrem no tempo perfeito para os usuários do Sem Parar; a leveza de uma relação sem atritos; a proximidade de alguém que reconhece você em qualquer lugar; e a simplicidade em instalar e utilizar o pagamento automático.
Tema musical e logotipo sonoro
Dessa combinação nasceu uma sonoridade simples e elegante. O tema musical é um instrumental com ritmo, harmonia e instrumentação leves e melodia fácil de cantarolar. A ambientação é acústica, o baixo adota um comportamento giocoso (brincalhão), trazendo uma certa ingenuidade para a música. O trompete soa refinado; as guitarras, violão de aço e teclados não têm distorções. A percussão é precisa, com vocais acentuando o clima acolhedor.
O logotipo sonoro, extraído do tema melódico, ganhou ares pop retro com toques jazzísticos. Gostamos de achar que o resultado ficou meio Burt Bacharach (que amamos) e transita suavemente por uma base de quarteto (bateria, baixo, guitarra e teclado), com melodias conduzidas pelas vozes, guitarra e por um trompete cheio de charme. Ouça para conferir.
Em 2000, a Sem Parar inaugurou o sistema de identificação eletrônico de veículos no País, e assim se tornou a primeira empresa de pagamento automático em pedágios, estacionamentos e pontos de abastecimento do Brasil. O Sound Branding veio para celebrar o sucesso dessa inovação e dar voz à marca. Tem sido largamente usado na sua comunicação e publicidade, conquistando o afeto e confiança dos seus públicos.
Criação
- Estudo
- Workshops de marca
- Entregas
- Tema musical e logotipo sonoro
- Sound UX
- Trilha e logotipo sonoro para filmes publicitários
Time
- Daniel Lopes
- Guitarra e voz
- Guilherme Ge
- Teclado
- Altair Martins
- Trompete
- Andrea Spada
- Baixo
- Junior Moraes
- Percussão
- Zanna
- Voz, composição e direção musical