CBMM

Presença Silenciosa

A CBMM, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, uma empresa brasileira privada de mineração, metalurgia e tecnologia, líder mundial em desenvolvimento de tecnologias e produtos do nióbio, que tem sede em Araxá, no estado de Minas Gerais, nos procurou para desenvolvermos seu Sound Branding. Uma estratégia sonora que culminou no desenvolvimento da identidade sonora da marca. Tema musical, Logotipo Sonoro, Voz da Marca e várias aplicações modelos para fazer viver esses elementos no dia a dia da marca.

Zanna fala sobre CBMM

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A gente gosta de trabalhar fora do eixo Rio-São Paulo. Recebemos outros pontos de vista, entendemos outras necessidades e isso de cara já nos motivou. Começamos a conversar mais diretamente com a Fernanda que de cara já deu liga, sem isso nada floresce, afinal nosso negócio é o Marketing do Afeto. Assim prosseguimos planejando os próximos passos do projeto. Na primeira etapa, Deep in Sound, definimos os atributos sonoros da marca. São eles:

 
 FUTURISTA - HUMANA - SÓLIDA - BRASILEIRA -

O nióbio definitivamente transforma o mundo e está presente em muitos no nosso dia a dia. Porém, a empresa tem consciência que sua tarefa se faz a muitas mãos. Ela também se mantém fiel a sua história e sua “ancestralidade” nas terras das Gerais. Com os pés em Araxá se expandindo para o mundo.

Tema Musical e Logotipo Sonoro

Saímos do primeiro workshop com o grupo de trabalho com a convicção que o tema teria uma pegada pop. Mas que pop seria esse? Que elementos teria a música? Assim partimos pro segundo workshop com o GT onde escutamos música, escolhemos o ritmo ideal, o ambiente harmônico, as emoções que queríamos provocar na nossa audiência, que tipo de melodia e quais ingredientes, quero dizer instrumentos, seriam importantes ter nesse prato que queríamos servir quente e cheio de sabores.

Com base nesses atributos criamos e arranjamos um tema musical POP meio progressivo com elementos clássicos como o piano que faz a melodia principal e o Cello, misturados ao violão de aço e as guitarras que fazem melodias e contracantos. Tudo isso numa atmosfera bem afetiva, emocionante e meio espacial dos anos 70. O logotipo sonoro é a célula mais marcante da melodia tocado pela guitarra com pouca distorção com os tambores da bateria embaixo que transmitem essa solidez da história dessa marca. De Araxá pro mundo. Essa expressão define a música e o logo com criamos.

Voz da Marca

Num exercício de personificação da marca entendemos que se ela fosse uma pessoa ela seria um homem de 40 anos, mineira claro, mas que mora em SP, culto, que fala línguas, interessando nos negócios e na tecnologia. Nada muito revolucionário. Porém, esse perfil nos ajudou a traçar o estilo da voz da marca.

Aplicações

O tema musical, e seus sub temas como tema harmônico, tema rítmico, tema BG e tema melódico, o logotipo sonoro e a voz da marca, estão sendo amplamente aplicados em todos os filmes institucionais e de produto de maneira que o Sound Branding seja reconhecido pelos seus públicos e sua comunidade de parceiros.

CBMM_sound_branding

Criação

Estudo
Workshops de marca
Criação
Tema musical, logotipo sonoro e voz da marca
Aplicações
Trilha para filmes e spots, kit eventos, vinhetas de patrocínios

Time

Técnico de som
Ricardo Dias
Ricardo Dias Bateria e Alfaias
Junior Moraes
Baixo
Jorge Ailton
Guitarra 1 e Violão
Daniel Lopes
Guitarra 2
Maurício Pacheco
Teclado e Piano
Danilo Andrade
Violoncelo
Gretel Paganini
Composição e direção
Zanna
Produção executiva
Tati Botafogo
Marketing CBMM
Fernanda Cursino e Gabriela Caparroz