St Marche
A Marca Sonora do St Marche
Um lugar inovador pede uma experiência igualmente única. Em setembro de 2012, começamos a desenhar a marca sonora, o Music Branding, o Sound Branding e o Sound UX dos supermercados St. Marche e do Empório Santa Maria, do mesmo grupo, em São Paulo. Em primeiro lugar, definimos a música ambiente, depois o tom verbal e a voz da marca para acompanhar a jornada dos clientes especiais nas 31 lojas das marcas situadas em bairros nobres de São Paulo e de sua região metropolitana, como Brooklin, Alphaville, Higienópolis e Mooca. A playlist, a rádio e a voz da marca fazem parte da experiência “gostosa” percebida e querida pelos clientes do St. Marche.
Zanna fala sobre St Marche
"A Zanna Sound faz parte do St. Marche. A música contribui muito para a experiência de compra. A música que tínhamos antes nas lojas era aleatória e sem conexão com a nossa marca. Quando optamos pela curadoria da Zanna, alinhada à marca, os clientes reagiram muito bem e hoje são apaixonados e até pedem a playlist pra tocarem em seus eventos em casa."
A agência teve toda a liberdade estratégica necessária para criar o Music e Sound Branding do St Marche. Formamos um grupo com a participação dos fundadores Victor Leal e Bernardo Ouro Preto para compreender o corpo e o espírito da marca. Concluímos que se fosse uma pessoa, o St Marche seria um homem de 38 anos, casado, empreendedor, morador de São Paulo, apreciador do que é bom. Seus atributos mais significativos são:
Music e Sound Branding
Assim como o St Marche valoriza a curadoria de seus produtos, cada fonograma ouvido no interior das suas lojas foi escolhido a dedo. Com os atributos da marca em mente, estabelecemos os territórios musicais com as características ideais: o jazz melódico, o pop acústico, a música de câmara e os arranjos leves de Villa-Lobos, Bach e Vivaldi. E a deliciosa proximidade da música brasileira, que vai do chorinho a artistas atuais como Céu, Marisa Monte, Celso Fonseca e Tulipa Ruiz até os clássicos Novos Baianos e os Mutantes, modernos há mais tempo.
A voz da marca
Assim que entra no ambiente St Marche, o cliente é envolvido pela música ambiente e pelos spots e mensagens dadas de um jeito leve e integrado. A voz da marca é da cantora e compositora Zanna, que grava as locuções dos recados dados em loja, peças para publicidade e internet. A voz é a ferramenta mais poderosa para personificar a marca, humanizá-la e estabelecer conexão com as pessoas.
Sound UX
Criamos as trilhas e locuções dos filmes publicitários e a Rádio St Marche, que apresenta uma programação de música ambiente minuciosamente alinhada à marca, às pessoas, aos produtos, à luz, aos materiais e a toda a experiência.
Reconhecimento
Mais do que qualquer pesquisa, a prova mais real é ver o envolvimento espontâneo das pessoas com a música. No St Marche, os clientes pedem à gerência e ao atendimento das lojas o acesso à nossa seleção musical para ouvir em seus ambientes! Ela está disponível no Spotify em St Marche.
Criação
- Estudo
- workshops de marca
- Entregas
- Music Branding, Sound Branding, voz da marca e tom verbal
- Sound UX
- rádio St Marche, vinhetas e mensagens, locução e trilha para peças de publicidade
- Zanna Music Play
- software próprio de criação de rádios corporativas para lojas e espaços físicos alta performance
Time
- criação
- Junior Moraes
- planejamento, direção e locução
- Zanna
- produção executiva
- Tati Botafogo
- tecnologia da Informação (TI)
- Estevão Bruno
- gerente de marketing St Marche
- Roberta Becker