Nós temos falado bastante aqui no blog sobre os efeitos benéficos do som para a saúde física e mental das pessoas e para a comunicação de uma marca. Mas da mesma forma que ele traz benefícios, também pode trazer prejuízos através da poluição sonora, tema do nosso post de hoje.

Quando falamos das ligações perigosas e do seu impacto negativo no Sound UX, a experiência sonora do usuário, abordamos por alto esse tema. Mas a poluição sonora vai além das chamadas insistentes e pode ser encontrada em todo o nosso entorno, principalmente se vivemos em grandes centros urbanos, com sérios impactos na saúde humana e na degradação ambiental.

Antes de nos aprofundarmos nisso, entretanto, vamos começar com o básico.

Car Sound Pollution

O que é poluição sonora?

Por definição, a poluição sonora é qualquer som indesejado, geralmente alto e incessante. Ela pode acontecer de forma pontual, como uma explosão, ou ser constante como o barulho de obras, trânsito, maquinaria, meios de transporte, cano de escape das motocicletas ou o barulho constante dos aviões. Sem falar na nossa própria casa, considerado o ambiente sonoramente mais poluído, onde aspiradores de pó, liquidificadores, secadores de cabelos e brinquedos de crianças compõem essa paisagem sonora extremamente ruidosa.

Quais os problemas de saúde causados pela poluição sonora?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição sonora é uma “ameaça subestimada que pode causar uma série de problemas de saúde a curto e longo prazos”. Desde efeitos mais ou menos óbvios, como a surdez, perda auditiva e os distúrbios do sono, até doenças cardiovasculares, queda no rendimento do trabalho, da escola etc.

Quando o ruído é maior do que 70 decibéis, o corpo fica em estado constante de alerta (mesmo quando você está dormindo), o que provoca a liberação de hormônios que podem levar a doenças cardiovasculares e hipertensão. A OMS estima que 50% da população entre 12 e 35 anos está exposta a esses volumes. Alguns grupos, entretanto, estão mais vulneráveis a esses efeitos.

Sound pollution dangers

De acordo com a OMS, como as crianças passam mais tempo dormindo do que os adultos, elas estão mais vulneráveis aos barulhos. Indivíduos com doenças crônicas e idosos também são mais sensíveis à poluição sonora, assim como trabalhadores noturnos e pessoas que moram em áreas de risco ou em casas com baixo isolamento acústico.

“É provável que a lacuna entre os pobres e os ricos aumente ainda mais se os governos continuarem falhando em cuidar da poluição sonora”, diz a organização. Isso porque a qualidade de vida dos trabalhadores tende a diminuir, assim como a sua dependência de remédios controlados para dormir, o que impacta diretamente a qualidade e o rendimento do trabalho e, por consequência, a renda.

Roadwork sound pollution

Quais os efeitos da poluição sonora sobre um ecossistema?

Além do seu impacto nas pessoas, a poluição sonora é diretamente nociva à biodiversidade marinha e dos animais terrestres. Um estudo publicado na revista científica Lancet afirma que os ruídos antropogênicos, aqueles causados por seres humanos, podem “reduzir o sucesso reprodutivo e aumentar tanto a mortalidade quanto a emigração, reduzindo a densidade populacional de espécies”.

Os danos são particularmente preocupantes para a vida marinha, uma vez que os animais marítimos dependem do som para se comunicar, caçar e se locomover. “Ruídos antropogênicos podem afetá-los negativamente através da dissociação da sua percepção sensitiva nos processos cognitivos, levando a decisões erradas e eventualmente à morte”, diz o estudo, frisando que novas tecnologias e esforços internacionais precisam ser mais incisivos no combate a esses danos.

Street pollution
Factory pollution

Uma outra pesquisa feita em conjunto por cientistas de várias partes do mundo e publicada ainda em 2019 também concluiu que essas interferências humanas prejudicam especificamente botos brasileiros, que se tornaram “atrações turísticas” nas principais cidades fluviais do país. Os efeitos a longo prazo, entretanto, só serão conhecidos quando houver uma coleta maior de dados.

Não há dúvidas de que a poluição sonora é o verdadeiro exterminador do futuro. Porém, como somos subjugados pelo sentido da visão e o barulho é invisível, parece que minimizamos seus efeitos. Sabemos que, com a avalanche de urgências diárias pela situação política e climática do mundo, esse tema acaba sendo rebaixado a segundo plano. Porém, seus efeitos nada silenciosos estão contribuindo com a degradação da nossa espécie e destruindo a nossa sensibilidade, que serviria para consertarmos todo o resto. Uma experiência sonora pacífica é capaz de mudar a sociedade completamente.

Sound pollution endangers mental health

Como se proteger da poluição sonora?

A poluição sonora é crime previsto em lei federal desde 1990. Mas isso não significa que você esteja imune aos barulhos do cotidiano. Abaixo, confira algumas dicas de como proteger sua saúde e a mente dessas inconveniências:

– Diminua o volume: abaixar o volume de equipamentos de som, especialmente aqueles transmitidos diretamente nos ouvidos, como os fones, é uma forma de proteger seus tímpanos;

– Evite locais e situações barulhentas: se você sente que está com a audição mais sensível, frequentar espaços fechados com som alto é a última que você deveria fazer;

Use protetores: evitar o barulho nem sempre é uma opção, mas é possível se proteger dele. Fones com cancelamento de ruídos e protetores auditivos podem ser uma boa saída para evitar a poluição sonora, principalmente na hora de dormir ou ao utilizar equipamento barulhentos, mesmo no dia a dia;

Conserte equipamentos antigos: do aspirador de pó ao motor de carros e motos, uma “reforma” pode trazer muitos benefícios à sua saúde auditiva e impedir que você esteja exposto ou exposta à poluição sonora por longos períodos de tempo.

Quer saber mais sobre os benefícios do som e como ele pode ser seu aliado – ou inimigo? Manda uma mensagem pra Zanna Sound!

Sons da natureza: uma janela para o bem-estar mental e físico