Mais do que um slogan vazio, a sustentabilidade é uma preocupação que tem unido diferentes gerações em busca de uma melhoria consciente nos mais variados aspectos da vida. Práticas sustentáveis são uma necessidade para o agora e as marcas também fazem parte desse esforço coletivo. Na publicidade e na música, não é diferente. E uma forma ecológica de criar Sound Branding e Music Branding faz parte desse caminho.

A sustentabilidade de uma marca passou há muito tempo de ser uma escolha apenas ética, mas já se provou também uma decisão positiva para os negócios. Práticas, produtos e operações ecologicamente conscientes tendem a aumentar a imagem de uma marca, posicioná-la como líder do movimento sustentável, atraindo um público ainda maior e gerando uma cobertura midiática positiva.

Na indústria musical, empresas e artistas têm mostrado seu comprometimento com o planeta de diferentes formas. Um dos exemplos mais conhecidos disso é a banda Coldplay, que se comprometeu em zerar as emissões de carbono causadas pela sua última turnê e investir em projetos de energia sustentáveis por onde passasse.

Claro, nem todo mundo tem uma das maiores bandas de rock para fazer exatamente a mesma coisa. Mas, de uma forma ou de outra, os caminhos possíveis para um marketing verde são parecidos.

Green Marketing

Qual o papel do som no Marketing Verde?

Para as marcas, o Marketing Verde – também conhecido como Marketing Ambiental ou Ecomarketing – é uma oportunidade perfeita para se conectar com um público consciente que valoriza a responsabilidade ambiental. E isso pode ser feito com a integração da sustentabilidade em diferentes aspectos do Sound Branding e do Music Branding.

O principal foco da sustentabilidade nesse segmento é a redução do consumo de energia e recursos, favorecendo a utilização de materiais e práticas ecológicas. Um primeiro passo possível é a escolha consciente do que é utilizado para compor a paisagem sonora e os pontos de contato sonoro com o público nos espaços físicos e virtuais.

Nesse caso, o melhor caminho é optar por equipamentos ecológicos, que consumam menos energia, produzam menos resíduos e durem mais tempo. Na prática, isso pode ser aplicado através de baterias recarregáveis, dispositivos movidos a energia solar, monitores de baixa energia, cabos duráveis e até que sejam feitos de materiais reciclados ou biodegradáveis, ou que tenham uma baixa pegada de carbono.

Marketing Verde

O próprio som que você escolhe pode ser um reflexo da consciência ambiental do seu negócio. Nós já falamos aqui, por exemplo, como os sons da natureza têm o poder de agir na saúde mental e no bem estar físico. As pesquisas realizadas sobre o poder das Paisagens Sonoras Naturais nos seres humanos comprovam que elas reduzem o stress, aumentam o foco e influenciam para melhorar a qualidade do sono.

Usar sons naturais e orgânicos que você pode gravar ou obter do ambiente, como o som de plantas, animais, água, vento, fogo e até do seu próprio corpo, como a respiração e os batimentos cardíacos pode ajudá-lo a evitar sons sintéticos ou processados que podem exigir mais processamento e energia.

Marketing Verde

Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que muitos se esquecem é a promoção da diversidade. Uma cultura diversa promove a diversidade, a igualdade, a inclusão social e uma relação de respeito com todos.

Esse é um conceito facilmente aplicável ao Sound Branding e ao Music Branding, onde há amplo espaço para explorar a riqueza de instrumentos, vozes, sotaques, timbres e ritmos capazes de mostrar uma infinita variedade de culturas e locais. Um bom exemplo é o que fizemos com a trilha sonora de Cabeleira Brasileira para a L’Occitane Au Brésil

Claro, o Sound Branding e o Music Branding sozinhos não conseguem operar tantos milagres assim. É preciso que a sua marca ou empresa tenha, de fato, práticas ecológicas e sustentáveis aplicadas em todas as etapas e pontos do processo criativo e da cadeia produtiva.

Marketing Verde

E aí, quer saber outras práticas sustentáveis de Sound Branding e Music Branding que tenham a cara do seu negócio ou da sua marca? Então manda uma mensagem pra gente!

O que não fazer no marketing sensorial?