Parece óbvio, mas os sons da natureza (“nature soundscape”, como viralizou em vários países, ou Paisagem Sonora Natural) têm o poder de acalmar e impactar positivamente a nossa saúde mental e física. O que já era entendido há séculos no campo da espiritualidade, agora é comprovado pela ciência: o vai e vem das ondas no mar, a chuva batendo na janela, o som de um trovão ou o fluir de um rio podem alterar a química do nosso cérebro e até o ritmo do nosso batimento cardíaco.

Ondas
Ondas

As pesquisas realizadas sobre o poder das Paisagens Sonoras Naturais nos seres humanos comprovam que elas reduzem o stress, aumentam o foco e influenciam para melhorar a qualidade do sono. Em 2017, um estudo publicado no periódico Scientific Reports avaliou as radiografias cerebrais, o monitoramento cardíaco e experimentos comportamentais para provar as causas psicológicas por trás desses efeitos.

Um grupo de 17 adultos foi cuidadosamente monitorado enquanto eles eram expostos a sessões de cinco minutos com os sons da natureza e, depois, com sons artificiais. Na primeira parte do experimento, os resultados apontaram que houve uma resposta maior na área do cérebro responsável pela “atenção de foco externo”, que ajuda o corpo a relaxar e diminui os níveis de stress, ansiedade e até depressão; na segunda parte, o efeito foi inverso.

A pesquisa apontou ainda que qualquer tempo passado ao ar livre ou longe de ruídos urbanos, como trânsito ou obras, pode ser benéfico à saúde, mesmo que os sons da natureza venham dos fones de ouvido. “Mesmo alguns poucos momentos de fuga podem ter benefícios. Também descobri que faixas baixadas ajudavam quando eu não podia sair da minha mesa”, disse Cassandra Gould van Praag, professora da Universidade de Sussex e uma das líderes do estudo.

Mas de acordo com a professora, os sons da natureza ainda não funcionam como um calmante universal para todos e seus efeitos estão mais relacionados à forma como são produzidos – por captação direta ou gerado eletronicamente – e ao nível de familiaridade do indivíduo com aquele cenário sonoro. Uma pessoa que não tem memórias afetivas de uma praia ou de uma floresta tropical, por exemplo, pode achar que o som de uma onda ou da chuva nas folhas não seja tão relaxante assim.

Ainda segundo ela, a familiaridade de determinada pessoa com uma paisagem sonora se provou um fator decisivo na hora de melhorar o desempenho que ela tem durante tarefas que requerem um nível maior de foco e atenção. “Acho que isso apoia a importância de encontrar um ambiente ou máquina de som que seja ideal para aquele indivíduo”, disse Gould van Praag.

Praia
Ilha

Não à toa, hoje é possível encontrar na internet uma infinidade de playlists e vídeos criados com sons da natureza que têm horas de duração e são utilizados para dormir, relaxar, estudar ou trabalho. Há desde paisagens sonoras específicas, como o litoral do Havaí (ouça abaixo), até a preservação e resgate de animais e lugares que não existem mais e foram modificados ou extintos com o tempo.

É claro que os sons da natureza também podem ser fortes aliados na construção do soundscape de um espaço, espaços de trabalho, de lojas a clínicas de saúde, estacionamentos, elevadores, salas de espera e por aí vai. Aqui na Zanna Sound, por exemplo, nós incluímos no Sound Design e na Paisagem Sonora do MetrôRio o canto de pássaros, que ecoa pelas estações e leva a calma da Mata Atlântica carioca para o embarque dos passageiros.

Floresta Tropical
Floresta Tropical

Essa ferramenta pode ser utilizada para potencializar a experiência do público com filmes, músicas ou vídeo games, promovendo a imersão completa naquele universo. Até a inteligência artificial já tem apontado para esse caminho, com algoritmos desenvolvidos especificamente para recriar fidedignamente os níveis reais de profundidade e definição dos sons de um determinado ambiente – incluindo paisagens naturais.

Vemos que há muitas possibilidades e formas de implementar o som à nossa vida privada e aos espaços públicos de convivência. Entendemos também que cada indivíduo precisa entender o que ressoa melhor com ela para que o som tenha um efeito certeiro em todo o seu sistema físico, mental e afetivo. Estou falando da relação que as pessoas têm com determinados grupos de sons e paisagens sonoras diferentes. A percepção e captação desses sons é individual.

Porém, para protegermos as Paisagens Sonoras Naturais, precisamos antes preservar o planeta. Sabemos que o avanço tecnológico dos últimos 300 anos, além de ter nos afastado da Terra e da sua natureza, causaram inúmeros efeitos negativos na atmosfera, muitos deles irreversíveis. Precisamos acordar, pressionar os governos, revermos nossas práticas diárias. O que estamos fazendo todos os dias para mudarmos essa tendência? Como estamos consumindo produtos e financiando as empresas que poluem e que têm procedimentos nocivos ao ambiente? Perguntas para nos pormos todos os dias.

Relógio Natural

Ficou curiosa ou curioso para saber como a Paisagem Sonora Natural pode te ajudar e promover boas sensações nos seus espaços? Vem falar com a gente, manda uma mensagem para a Zanna Sound!

Música no trabalho ajuda ou atrapalha?