L’Occitane au Brésil
Brasileira com sotaque francês
Que frescor e que delícia tem sido transformar a marca L’Occitane au Brésil – L’Occitane Brasil para os íntimos, em som! Começamos o processo de criação de maneira pouco convencional: primeiro fizemos o som ambiente das lojas, depois vieram as trilhas sonoras das peças publicitárias das novas campanhas e só depois criamos o Sound Branding composto de tema musical e logotipo sonoro. A primeira foi a trilha sonora para o filme do Dia das Mães, seguida por Cabeleira Brasileira, que se tornou um sucesso nas redes sociais. Continuamos com as trilhas das linhas Vivre e Amburana, para o ano encerrar com aroma de flor nordestina. E assim seguimos no fluxo do desenvolvimento dessa marca elegantemente.
Zanna fala sobre L’Occitane au Brésil

Tema musical e logotipo sonoro
Aqui está o Sound Branding que desenvolvemos para essa marca internacional/Brasileira e chic na sua essência: L’Occitane au Brésil, ou L’Occitane Brasil para os íntimos. Depois da imersão no encanto e na exuberância das linhas criadas pela L’Occitane Brasil para compor as suas trilhas, nós chegamos ao coração da marca. Dessa intimidade nasceu um tema musical inspirado no worldmusic que mistura um POP meio Bossa, com uma atitude acústica com violão de aço e guitarra havaiana e um conjunto de percussões que seguem essa tendência É elegante e com um sutil toque francês. O tema musical resulta na fusão brasileira da Rita Lee com pitadas de mundo, combinação apreciada pelos europeus. O logotipo sonoro é um canto simples porém marcante. Sem sobressaltos e fácil de cantarolar. A voz da marca é feminina, mas tem presença e brinca com sotaque francês. O resultado é uma marca sonora brasileira/ francesa gostosa, acolhedora e cheia de texturas e sabores.
Voz da marca e tom verbal
A voz da marca é da cantora Zanna, uma escolha guiada por seus atributos que unem brasilidade e Itália na aparência, no jeito de ser e na produção artística. A primeira abordagem do André Abramo, gerente de Comunicação da L’Occitane au Brésil, foi: “Queremos a sua voz linda em tudo o que a gente fizer”. E assim tem sido. Zanna compõe e canta os temas das campanhas e faz a locução de assinatura dos filmes. As outras vozes que compõem a marca sonora têm sotaque de várias regiões do Brasil e um jeito de falar (o tom verbal) despojado, próximo e absolutamente brasileiro.
Aplicações
Na gestão da marca sonora estão incluídas as trilhas sonoras, o logotipo sonoro e as vozes das peças publicitárias de L’Occitane au Brésil. A inexistência de limites entre a arte e a criação musical para as marcas, que define o trabalho da Zanna, muitas vezes mostra sua força em momentos excepcionais nas gravações.
São episódios como a emoção de toda a equipe no estúdio durante o registro das cordas para o filme do Dia das Mães; e a mágica entre os músicos na gravação da trilha sonora da linha Vivre, que teve a participação valiosa das embaixadoras da marca Grazi Massafera, Ivi Mesquita, Isabeli Fontana, Raissa Santana e Juliette. Destacamos também o que para nós é a consagração: o sucesso da trilha sonora de Cabeleira Brasileira nas redes sociais, levando o público a se engajar afetivamente com a marca e nossa chave de ouro para fechar 2021, a trilha sonora para o filme da linha Amburana.
Repercussão
Criação
- Estudo
- Workshops de marca
- Entregas
- Tema musical, logotipo sonoro, voz da marca, trilhas sonoras e locuções para peças publicitárias
- Aplicações
- Filmes para publicidade
Tema Musical
- Cello
- Gretel Paganini
- Violão de aço e guitarra havaiana
- João Gaspar
- Baixo
- Jorge Helder
- Bateria e percussões
- Júnior Moraes
- Percussões
- Orlando Costa
- Voz, composição e direção
- Zanna
- Produção executiva
- Tati Botafogo
- Gerente de marca
- Andre Abramo
Cabeleira Brasileira
- Produção musical
- Kassin
- Voz
- Késia Estácio
- Voz, composição e direção
- Zanna
- Produção executiva
- Tati Botafogo
- Gerente de marca
- Andre Abramo
Vivre
- Percussão
- Orlando Costa
- Trombone
- Kátia Preta
- Violão
- João Gaspar
- Baixo
- Marfa Kurakina
- Teclado
- Aline Lessa
- Voz, composição e direção
- Zanna
- Produção executiva
- Tati Botafogo
- Gerente de marca
- Andre Abramo
Amburana
- Percussão
- Junior Moraes
- Violão
- João Gaspar
- Baixo
- Marfa Kurakina
- Voz, composição e direção
- Zanna
- Produção executiva
- Tati Botafogo
- Gerente de marca
- Andre Abramo