Afinando

O som é tudo o que há. As vibrações são sons manifestados através das frequências ao longo do tempo. A vida manifestada é som. O som manifestado é vida seguida de silêncio. Parece que estou falando de poesia, não é? A física também é poesia.

Intro

A física diz que para o som acontecer, precisa haver uma interação entre dois objetos que geram ondas vibracionais. Porém, “não existiria som se não houvesse o silêncio”, como diz o Lulu Santos. O silêncio não é ausência de som, mas a soma de todos eles.

O som e silêncio não teriam a mesma origem e seriam complementares? Sombra é ausência de luz, o dia é consequência da noite, a pausa é parte da música. Um momento de silêncio, na música, abre espaço para um voo rasante sem fim. Imagine na vida.

Desenvolvimento

Você entende a diferença entre vibração e frequência? São conceitos que ficaram mais claros para mim quando encontrei algumas imagens. Jogar uma pedra num lago forma pequenas ondas. Essas são as vibrações. As frequências são a duração de cada ondulação. O tempo que leva entre o cume e a base. Quando o lago volta a ficar plano, a vibração não deixou de existir, mas foi a frequência que não pode mais ser percebida. Só há vibração estática.

Tudo o que existe vibra, como as ondas do lago. A minha forma de encontrar a criação e a transformação é através do som. Quando o lago assimila as ondas e o movimento silencia, há harmonia e plenitude.

Todos os corpos buscam harmonia. Enquanto a melodia, a harmonia, o ritmo, estão sendo apresentados na introdução, desenvolvimento, tensão e resolução de uma obra musical, por exemplo, o cérebro busca compreender e se adaptar. Quando a execução acaba e vem o silêncio, a mente relaxa.

Na nossa vida, o momento do caos é o da criação, do som. E o caos busca a harmonia que está no silêncio. Mas se a contemplação se cansa, a compreensão leva ao movimento, que leva ao caos e assim é eternamente. O silêncio é o catalizador dessa orquestra.

zanna_blog_som_e_silencio_artigo_post_foto2

Refrão

É ESSENCIAL À VIDA APRENDER A ESCUTAR

Quem escuta em silêncio tem mais habilidade para compreender o todo, tem a percepção mais ampliada e mais possibilidades de encontrar respostas.

Você já viu uma grande líder de uma empresa, um físico revolucionário, uma filósofa ou uma pessoa comum que ganha o respeito da sua comunidade falando demais?

Um músico só exerce sua profissão com qualidade se for um ouvinte detalhista. Escutando bem o que os outros indivíduos e seus instrumentos estão tocando, além de acompanhar o ritmo da execução coletiva, o bom músico consegue criar, improvisar e interpretar enquanto toca em harmonia com o resto do grupo.

Os sons são vibrações captadas por certos indivíduos de acordo com a complexidade dos seus aparelhos auditivos, de acordo com sua evolução. O que faz possível a escuta é a capacidade de o ouvido interno vibrar. O cérebro interpreta essas vibrações como sons. Na mata, a aranha, o macaco, as plantas perceberão com intensidade e de formas diferentes o som de uma árvore que cai.

O SOM EXISTE DENTRO DA GENTE

Quando eu emito um som, gero um padrão, estou determinando uma vibração específica. Porém, quando pauso meu instrumento, tenho todas as possibilidades sônicas possíveis à minha frente. Um lago inteiro.

zanna_blog_som_e_silencio_artigo_post_foto4
zanna_blog_som_e_silencio_artigo_post_foto3

Especial

Todos os sons que utilizamos, cantamos, falamos são a experiência, a transformação, os padrões, os movimentos. O silêncio é a assimilação, o entendimento, a integração da experiência. Os dois são essenciais ao nosso desenvolvimento.

Tudo vibra e quando todas as forças dessa vibração se somam, não se pode ouvir apenas uma. A união de todos os sons é igual a zero, silêncio!

Coda

Onde termina o som e começa o silêncio? A nossa percepção sobre o tempo é condicionada pelo ciclo de nascimento e morte. Nossa vida é um intervalo de 80 anos, em média. Uma sinfonia com a introdução na infância, o desenvolvimento na adolescência, a apresentação do refrão na fase adulta, o especial com calmaria ou momentos de tensão na velhice, e a morte, quando vem a pausa seguida do acorde final, que se espera reconfortante.

O problema é quando a vida acaba naquele acorde tenso que o cérebro fica louco para encontrar a nota que resolva o conflito e possa deixar a música morrer em silêncio e paz!

Precisamos falar do novo mundo