CBMM
Presença Silenciosa
A CBMM, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, uma empresa brasileira privada de mineração, metalurgia e tecnologia, líder mundial em desenvolvimento de tecnologias e produtos do nióbio, que tem sede em Araxá, no estado de Minas Gerais, nos procurou para desenvolvermos seu Sound Branding. Uma estratégia sonora que culminou no desenvolvimento da identidade sonora da marca. Tema musical, Logotipo Sonoro, Voz da Marca e várias aplicações modelos para fazer viver esses elementos no dia a dia da marca.
Zanna fala sobre CBMM
"Nossa marca é muito conectada com a música e pra nós faz todo sentido desenvolver o Sound Branding. Hoje temos um som que nos antecede e nos ajuda a estreitar relações."
A CBMM está fora do eixo Rio-São Paulo e por isso podemos acessar outros pontos de vista e entender outras necessidades. Assim, prosseguimos planejando os próximos passos do projeto e na primeira etapa, Deep in Sound, definimos seus atributos sonoros. São eles:
Tema Musical e Logotipo Sonoro
Depois de dois workshop com o grupo de trabalho, escolhemos o ritmo ideal, o ambiente harmônico, as emoções que queríamos provocar na nossa audiência, que tipo de melodia e quais ingredientes, instrumentos, seriam importantes pro tema musical da marca.
Com base nesses atributos, criamos e arranjamos um tema musical pop meio progressivo com elementos clássicos como o piano que faz a melodia principal e o cello, misturados ao violão de aço e às guitarras que fazem melodias e contracantos. Tudo isso numa atmosfera afetiva e emocionante. O logotipo sonoro é a célula mais marcante da melodia tocada pela guitarra com pouca distorção, com os tambores da bateria embaixo que transmitem essa solidez da história dessa marca. De Araxá pro mundo. Essa expressão define a música e o logo que criamos.
Voz da Marca
Num exercício de personificação da marca entendemos que se ela fosse uma pessoa ela seria um homem de 40 anos, mineira claro, mas que mora em SP, culto, que fala línguas, interessando nos negócios e na tecnologia. Nada muito revolucionário. Porém, esse perfil nos ajudou a traçar o estilo da voz da marca.
Sound UX
O tema musical, e seus sub temas como tema harmônico, tema rítmico, tema BG e tema melódico, o logotipo sonoro e a voz da marca, estão sendo amplamente aplicados em todos os filmes institucionais e de produto de maneira que o Sound Branding seja reconhecido pelos seus públicos e sua comunidade de parceiros.
Criação
- Estudo
- Workshops de marca
- Criação
- Tema musical, logotipo sonoro e voz da marca
- Sound UX
- Trilha para filmes e spots, kit eventos, vinhetas de patrocínios
Time
- Técnico de som
- Ricardo Dias
- Ricardo Dias Bateria e Alfaias
- Junior Moraes
- Baixo
- Jorge Ailton
- Guitarra 1 e Violão
- Daniel Lopes
- Guitarra 2
- Maurício Pacheco
- Teclado e Piano
- Danilo Andrade
- Violoncelo
- Gretel Paganini
- Composição e direção
- Zanna
- Produção executiva
- Tati Botafogo
- Marketing CBMM
- Fernanda Cursino e Gabriela Caparroz