Assim como o Sound Branding, esse segmento do marketing sensorial ajuda a disseminar a marca através da música

O som está em toda parte e tem o poder de atrair ou repelir, mesmo que seja de forma inconsciente. O Music Branding, que compõe o marketing sensorial, cria a música ambiente das lojas, pontos de venda físicos e digitais, e desperta sensações nas pessoas, criando uma conexão única entre o público e a marca.

Quando mostramos os 4 benefícios do Sound Branding, falamos sobre o poder do som na identidade das marcas. Quando mostramos a diferença entre Sound e Music Branding, falamos sobre suas disparidades e complementariedades, pois ambos traduzem conceitos em som, atributos em músicas, dados em experiências sonoras e têm o poder de marcar momentos na memória das pessoas. Mas agora queremos nos aprofundar no Music Branding.

O que é o Music Branding?

O Music Branding faz a curadoria musical sob medida baseada nos atributos de personalidade, objetivos estratégicos, estética e clima que a empresa deseja imprimir nos seus espaços físicos e digitais. O resultado é uma rádio proprietária única, é vibração sonora dos instrumentos, combinações das notas (acordes), das vozes das musicas, vinhetas, recados que criam um ambiente harmônico que provoca emoções que fazem as pessoas quererem permanecer no espaço.

"Música é afeto e o afeto é poderoso!"

O processo de criação do Music Branding leva em torno de um mês, de acordo com as necessidades estratégicas do negócio e do tamanho do projeto. As etapas passam pelo diagnóstico da marca, análise da concorrência, criação dos atributos da personalidade musical e das diretrizes que orientam a curadoria musical. Todas as etapas têm a participação do cliente, dos seus parceiros estratégicos e do nosso time que entende de música e branding.

Music Branding Process

O impacto do Music Branding na gestão de marcas

Além de reforçar o branding, o Music Branding tangibiliza seus efeitos nas vendas. Uma pesquisa realizada pela Heartbeats Internacional descobriu que 35% dos clientes gastam mais tempo na loja quando gostam da música ambiente, ao mesmo tempo em que 31% dos entrevistados eles voltam ao local se tiverem uma experiência sensorial positiva.

"A metodologia robusta é capaz de extrair dados de um lado e produzir música encantadora do outro."

A pesquisa demonstra o impacto do Music Branding na experiência do cliente, sua permanência na loja e o aumento da sua predisposição em comprar. No final dos anos 90, um estudo feito pelo professor britânico de psicologia Adrian North mostrou como a música tocada em um supermercado influenciava a venda de vinhos.

Ao longo de duas semanas, o pesquisador mudou a música ambiente no corredor de vinhos do supermercado. Num dia ele tocava música francesa e, no outro, músicas alemãs. Quando tocava a música da França, a venda de vinhos daquele país aumentava e ultrapassava a venda dos rótulos alemães. Quando o processo foi invertido, os resultados seguiram a mesma tendência.

Décadas depois, um estudo publicado por pesquisadores alemães em 2021 chegou à mesma conclusão. Só que, desta vez, eles estudaram o impacto do som em lojas digitais. “Em um ambiente online, o estímulo sonoro influencia fortemente a seleção do cliente”, conclui o artigo.

A música e a produtividade no trabalho

Empresas que não têm lojas ou pontos físicos de venda também podem se beneficiar com o Music Branding no ambiente de trabalho, na sede, nos escritórios, no elevador, nos eventos internos, externos e nos meios digitais. Se bem utilizado, ele pode ser um instrumento poderoso de gestão de pessoal e influenciar no rendimento dos colaboradores.

Music Branding Creation

Cases de Music Branding: St Marche e Vivo

Os projetos de Music Branding que fazemos para o supermercado St Marche e para as lojas da Vivo são exemplos da eficácia desses dados e da nossa metodologia, testada e aperfeiçoada ao longo desses anos de experiência em criação de projetos sonoros.

Assim que o cliente entra no St Marche, é envolvido pela música ambiente, pela voz mansa e pelas mensagens dadas de um jeito leve e elegante. A voz da marca e autoria das trilhas sonoras que acompanham os filmes publicitários é da cantautora Zanna. A programação da música ambiente, minuciosamente alinhada à marca, às pessoas, aos produtos e à luz, cria a experiência especial que há nesses espaços delicados e diferentes espalhados pela cidade de São Paulo.

Ouça a playlist que criamos para o St Marche

Já no caso da Vivo, percorremos 11.000 quilômetros, 7 cidades e 10 lojas para estabelecer os estilos musicais da marca. Conversamos com 65 consumidores e 50 funcionários. Consideramos o perfil de cada região e mantivemos a sua personalidade musical.

Inicialmente, 320 lojas próprias da Vivo, espalhadas por todo o Brasil, foram contempladas com o nosso Music Branding. Nossa curadoria musical está no portfólio das franquias e, em pouco tempo, a marca sonora da Vivo ficou muito conhecida em todo o país.

"O público é atraído pela música que também está associada à moda, a comportamentos que determinam a atitude da marca no mundo. Resultado? Conexões de verdade!"

Ficou curiosa ou curioso para saber mais sobre o Music Branding e como ele pode te ajudar? Você pode se aprofundar no tema lendo o livro da Zanna, “Sound Branding, a vida sonora das marcas” (disponível nas versões física e digital), ver quem mais já trabalhou com a gente ou nos mandar uma mensagem.

Qual a diferença entre Sound Branding e Music Branding?