Como o sound branding pode ajudar a marca?

Conhecido também como “identidade sonora”, o Sound Branding é uma ferramenta imprescindível para aproximar a marca dos seus públicos e fazer com que ela seja reconhecida apenas pelo seu som. Mas antes de conhecer seus benefícios, vamos saber um pouco mais.

O que é Sound Branding?

O Sound Branding integra o marketing sensorial e é usado para que a marca, produto, serviço ou a empresa sejam reconhecidas instantaneamente através da audição. Ele pode ser aplicado em todos os pontos sonoros de contato da marca com seus clientes.

Alguns exemplos de uso do Sound Branding são logotipos sonoros usados nas propagandas, em trilhas sonoras de filmes, spots de rádio, na voz da locução, nas etapas da telefonia, no sound design dos produtos, no tom verbal, nas vinhetas, nos eventos, nas lojas física ou digital, em redes sociais, apresentações e qualquer etapa da presença digital da marca.

"O que chamamos hoje de experiência do usuário ou UX. Quanto mais ela for aplicada e reproduzida em diferentes pontos de contato com os públicos, mais será reconhecida."

Um exemplo prático é o que fizemos com o Sound Branding do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airoport): do logotipo sonoro que antecipa todas as mensagens ouvidas à voz da marca que indica o caminho de maneira leve e elegante, passando pelo tema musical, a musica que marca a experiência dos viajantes, a identidade sonora do Aeroporto de Guarulhos, o Gru Airport, transmite a sua personalidade com precisão.

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Reconhecimento, identificação da marca

Um dos principais recursos do Sound Branding é fazer com que a marca seja reconhecida pelo público através do seu som, seu logotipo sonoro, tema musical, trilha, voz da marca, do seu tom verbal, jeito de falar, ou de uma simples vinheta.

Essa conexão pode ser ativada em menos de três segundos ou toda vez que você chega a uma estação do metrô, por exemplo, e ouve aquela voz familiar associada com aquele local e experiência. O som está gravado na memória e no coração de quem o ouve. É o caso do MetrôRio.

Isso desperta no público (no cliente) uma sensação de proximidade com a marca. O som emite o tom do que se está comunicando, estimulando momentos de alegria, diversão, empolgação, euforia, tranquilidade, paz e relaxamento.

Memória afetiva, conexão e proximidade

A partir do momento em que o público associa o som à marca, ele o grava na memória e cria um vínculo afetivo com ele. Ao receber uma notificação por push no celular ou no tablet, por exemplo, o Sound Branding pode proporcionar uma conexão sensorial entre a pessoa e a marca ou seu produto.

Essa proximidade pode ser construída através do som e beneficiar a relação com o cliente, criando uma experiência que vai posicionar a marca em um lugar mais especial do que os produtos concorrentes na hora de decidir, converter e fidelizar a compra.

Aplicar o Sound Branding em uma loja física, também pode criar a sensação de que ao entrar no universo da marca, o cliente tem uma experiência sensorial de verdade, gerar memórias positivas e isso influencia no seu humor, ele fica mais relaxado, disponível e aberto e pode definir o jogo na hora da compra.

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Agrega valor à marca

O Sound Branding criado em sintonia com os valores, missão e identidade da marca, mostra que ela é pensada e gerenciada com um método claro e visão definida. Ele agrega valor ao produto e à experiência de consumo dos produtos e serviços.

Essa é uma vantagem que pode beneficiar tanto pequenas ou grandes empresas. A seriedade misturada ao despojamento e alegria na forma da apresentação, lhe confere credibilidade, aconchego, e dá a sensação de confiança ao cliente na hora de decidir sua compra.

Isso influencia a forma como ele pensa, sente e age em relação à qualidade dos produtos, serviços, experiências, preços e materiais que se oferece. Automaticamente, esse valor agregado também impacta a lucratividade da empresa e como ela é vista no mercado, seja pelo público, concorrente ou investidores.

Longevidade

Assim como o logotipo visual está para sempre associado a uma marca, o Sound Branding também se torna um elemento inseparável dela. Da mesma forma que nós temos um nome e outros atributos associados à nossa pessoa e que nos fazem ser reconhecidos por outros, ele passa a ser um identificador importante da marca no sentido da audição.

O Sound Branding se torna um elemento acoplado à presença da marca e vai durar o tempo que ela durar. Ele não está a serviço de uma ou outra campanha publicitária com tempo de duração específico, mas sim sempre presente onde a marca estiver. Por isso, se torna um elemento fundamental e duradouro.

Agora que você entendeu a importância do Sound Branding e quais benefícios ele pode trazer para a marca, aproveita pra conhecer nosso trabalho, saber mais sobre a agência Zanna ou você pode também falar com a gente, trocar ideias e desenhar caminhos juntos pra essa criação fantástica, criativa, empolgante, que é a criação do Sound Branding da marca.

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