Como o marketing sensorial ajuda as marcas?
Já abordamos aqui no blog da Zanna várias maneiras diferentes e inusitadas de conectar a marca ou negócio com os diferentes públicos; Hoje, vamos falar sobre uma estratégia ainda pouco explorada, porém já bastante conhecida e que tem um enorme potencial: o marketing sensorial.
O marketing sensorial é aquele que estimula os cinco sentidos do corpo humano com o objetivo de atrair a atenção e o desejo dos públicos através do olfato, da visão, do paladar, do tato e da audição. Além de garantir uma estratégia de conexão com a marca e de venda mais orgânica, personalizada e subjetiva, ele também é uma ótima ferramenta para engajar vínculos emocionais entre a marca e seus clientes.
Segundo Philip Kotler, professor premiado da Kellogg School Of Management, o marketing sensorial surgiu ainda nos anos 1940, com a criação dos primeiros outdoors e de propagandas que estimulassem principalmente a visão. Mas, desde então, ele se desdobrou em outras vertentes.
Em sua definição, Kotler explica que o marketing sensorial tem como objetivo “engajar os sentidos de alguns clientes para afetar sua percepção, julgamento e comportamento”. Mas como podemos colocá-lo em prática? Vamos entender melhor com os exemplos abaixo.
Exemplos de marketing sensorial
Você já passou em frente a uma padaria e sentiu aquele aroma irresistível de pão fresquinho? E o cheiro de carro novo? Ou entrou no mesmo carro e percebeu uma textura diferente nos bancos? Já reparou num som que te incomodou ao entrar numa loja? E os sabores, como te afetam? Você fica atento nos ingredientes e modo de preparo? Você já ficou incomodada com aquela TV do banco da frente de um táxi? Ou com o excesso de estímulos visuais de uma rua em Nova York? Uma imagem, ou uma obra de arte já te tirou o ar?
Esses são apenas alguns exemplos de como nossos sentidos são estimulados o tempo todo e estão absorvendo essas informações de maneira consciente ou não. Isso é o mais impressionante: os cinco sentidos estão absorvendo toda a informação fornecida no nosso mundo, quer a gente queira ou não.
Eles são as ferramentas do marketing sensorial. Agora, vamos ver como ele se desdobra em cada um dos sentidos.
Olfato: a memória olfativa é uma reação neurológica ativada no cérebro quando um aroma desperta lugares visitados, momentos vividos e pessoas conhecidas. É possível associá-la ao seu produto, à sua loja física e até à embalagem que você envia pelo correio, criando assim um vínculo afetivo com o público. Um exemplo muito conhecido no Brasil é a Melissa, cujo cheirinho adocicado de chiclete te lembra automaticamente das sandálias e está presente também nas lojas físicas da marca.
Tato: para muitos clientes, nenhuma compra online supera a sensação de tocar e sentir o produto que eles estão desejando. Pense, por exemplo, na borracha de uma sandália Havaianas, a maciez de um travesseiro ou na seda de uma lingerie. Mas além de aplicável no produto, o tato pode ser ativado também de forma ergonômica em espaços físicos e na venda online, através dos móveis de uma loja, da altura de um balcão, da porta de um vestuário e até da embalagem que você escolhe.
Paladar: o caminho mais óbvio é associar o paladar a experiências, serviços e produtos gastronômicos. E, de fato, muitos negócios conseguiram se destacar com itens únicos que já estão fixos na memória do público – os anéis de cebola do Outback, o milkshake de Ovomaltine do Bob’s e a receita escondida a sete chaves pela Coca-Cola. Mas um simples cafezinho, um biscoito caseiro ou um potinho de doces pode fazer maravilhas para melhorar a experiência no atendimento ao usuário.
Visão: a paleta de cores é um ponto fundamental para a construção de qualquer marca, não importa se ela é local ou global. O amarelo no fundo vermelho é logo associado ao McDonald’s, o vermelho sobre o preto à Netflix, o rosa brilhante à Barbie e por aí vai. Ter uma identidade visual é fundamental para um negócio bem sucedido e um dos primeiros passos para fundamentar o reconhecimento da sua marca.
Audição: nosso bom e velho conhecido, o som tem possibilidades infinitas na aproximação de uma marca ou negócio e os diferentes públicos através do marketing sonoro. Do cuidado com o Music Branding , a música ambiente de uma loja física às diferentes aplicações de Sound Branding nos pontos de contato com o cliente até a voz escolhida para a URA (Unidade de Resposta Audível), a audição é um sentido potente, adaptável, personalizável e vital para quem quer criar uma conexão afetiva e efetiva com o público.
O som é nossa especialidade aqui na Zanna. Quer saber como ele pode ajudar a impulsionar sua marca ou negócio? Então fala com a gente aqui.
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