Desde que Carmen Miranda rodou o mundo perguntando “o quê que a baiana tem” que a música e o charme brasileiros se tornaram famosos no mundo. Dos chinelos no pé ao rebolado e à alegria de viver, o nosso jeitinho inconfundível conquistou a gringa nas décadas seguintes e é exportado até os dias de hoje. Mas como ele se traduz como técnica e atributo das estratégias de Sound Branding?

"Todas as marcas que eu observo de construção de identidade sonora da gringa, sejam elas europeias ou dos Estados Unidos, têm uma abordagem mais fria. A pegada no Brasil é marcada pelo uso de instrumentos de verdade, melodias afetivas, com harmonias inteligentes"

Zanna

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Alguns exemplos que mostram essa diferença de abordagem são os logotipos sonoros da Intel e da Audi, ambos com uma sonoridade mais eletrônica e fria, que transmitem ideias de tecnologia e modernidade. Em contrapartida, o projeto de Sound Branding que fizemos para o MetrôRio, por exemplo, foi feito com instrumentos brasileiríssimos e de verdade, onde utilizamos trombone, flauta, guitarra baiana, rabeca nordestina e muitos outros para construir uma sonoridade melódica, carinhosa e afetuosa, com a cara dos cariocas.

Aqui, podemos citar também o caso da Vivo, onde o coro de vozes humanas e alegres cantando “Oh Oh! Oh Oh! Vivo!” no tema musical foi gravado com uma orquestra ao vivo para transmitir a personalidade transformadora, entusiasmada e acessível da marca. Confira abaixo como foi o processo criativo por trás do projeto.

"Nossa abordagem é quente, viva, nossa música vibra!"

Zanna

“O Brasil não para de reinventar sua música e se tornou uma grande fonte de inspiração pra muitas produções musicais pelo mundo. Não há um artista estrangeiro interessado em música do mundo que não seja arrebatado pela nossa sonoridade”, explica Zanna sobre o jeito brasileiro de fazer Sound Branding. “Nosso jeito é diferente e se torna naturalmente uma divisa que o Brasil exporta junto com sua simpatia pelo mundo, o que definitivamente ajuda as nossas marcas a terem uma assinatura forte, que vem com todos os outros atributos brasileiros internacionalmente conhecidos: a simpatia, a alegria, a afetividade e o calor, que estão embutidos na música e que a marca se beneficia naturalmente.”

O nosso projeto desenvolvido para a L’Occitane Au Brésil é um bom exemplo, tem brasil que aproxima essa marca de origem francesa. As trilhas sonoras que fizemos para as campanhas das linhas Vivre e Amburana ou para o filme Cabeleira Brasileira traduzem uma personalidade brasileira, contemporânea, espontânea e radiante em todas as peças e aplicações.

O projeto do tema musical, por exemplo, mesclou elementos pop, Bossa Nova, trazendo uma atitude acústica com violão de aço e guitarra havaiana acompanhados de um conjunto de percussões. O resultado é uma sonoridade elegante com um sutil toque francês.

“A gente usou instrumentos típicos, como pandeiro e outros de percussão e também a harmonia, acordes e a melodia, calorosos, sonhadores”, explica Zanna. “A instrumentação, sem dúvida, é definitiva pra construir as texturas que deixa tudo autêntico, mas também o ritmo, que, misturados a uma linguagem pop, conferem novidade à música. Essa mistura da estética brasileira com a internacional atribui muita personalidade a qualquer projeto”, aponta Zanna.

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Para quem quiser se aprofundar mais sobre o tema e entender melhor o jeitinho brasileiro de fazer Sound Branding, a Zanna lança no próximo semestre “A Minha vida sonora”, seu novo livro onde conta a história de como a música a fez chegar até aqui e serviu de guia em todos os seus processos humanos, desde os aspectos profissionais até os internos.

“É um mergulho onde exponho minha intimidade e história pessoal, familiar, porque a música está inserida nesse contexto”, adianta a autora. “Nele, levanto teses sobre a música e o impacto do som no mundo, nas pessoas, no futuro e no passado. Também proponho utopias e desenhos possíveis de uma humanidade e de um planeta Terra futuro. É uma viagem do início ao futuro, com previsão de lançamento para o primeiro semestre do próximo ano.”

Corcovado, Rio de Janeiro

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o Sound Branding ou como o som pode impulsionar sua marca, empresa ou negócio, é só mandar uma mensagem pra gente por aqui.

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