MetrôRio
A trilha da cidade
Praticamente todo carioca que usa o MetrôRio sabe cantarolar o tema musical, conhece o logotipo sonoro e se identifica com a voz da marca, que fala com sotaque, é amiga e despojada. Não resta dúvida de que o metrô se tornou um lugar mais gostoso de estar depois do projeto de gestão de marca, Sound Branding, que iniciamos em 2011. São os efeitos do marketing do afeto cobrindo a Cidade Maravilhosa de carinho.
Zanna fala sobre MetrôRio
"Eu nunca tinha tido uma experiência tão profunda com um parceiro e com uma entrega tão bem executada. O som do Metrô vai se tornar um grande case."
Rio, 40 graus, cidade cheia. Nas estações do metrô do Rio, ecoava a música do barroco Vivaldi. Era bonita, mas não tinha nada a ver com a vibração da cidade ou com o ritmo do carioca. O projeto de criação da sua identidade sonora para o meio de transporte surge nesse contexto. No estudo, Arquétipo Sonoro, que fizemos, definimos os quatro atributos de personalidade da marca:
Tema musical e logotipos sonoros
Os quatro atributos formaram a base para a criação do tema musical e dos três logotipos sonoros que antecedem as mensagens operacionais, institucionais e mensagens de atenção. Deu tão certo que a música – Tema MetrôRio – viralizou na pandemia, com mais de 1.500 vídeos produzidos no TikTok e uma média de 50 milhões de acessos em todas as mídias, e virou modinha nas formaturas e base para grupos de passinho da cidade dançarem! Exemplos de marketing do afeto – uma conexão carinhosa das pessoas com a marca, através do som.
Voz da marca e tom verbal
Em um cenário frio e mecânico, a voz calorosa do MetrôRio, a Zanna, que fala com o jeito da cidade, rapidamente se tornou companheira do carioca e considerada pelos usuários do modal como a voz da cidade.
Para criar um alinhamento entre o tom verbal e a voz do MetrôRio, preparamos o time de condutores para falarem como se fossem pilotos de avião. O sucesso foi tanto que vários deles foram parar nos jornais por dispararem frases como: “Bom dia! Desejo que todos os seus sonhos se realizem”.
SOUND UX
O Sound Branding está presente em todas as mensagens dos trens e estações, na URA (telefonia fixa), nos filmes, spots publicitários e no som das portas. Instalamos a primeira paisagem sonora do Brasil. Somamos os sons das florestas cariocas a trechos do tema musical, logotipo sonoro, e assim sonorizamos as estações com quatro horas de natureza e música. Quem compra o bilhete – nas máquinas ou nas bilheterias – também ouve o sound design que criamos pra facilitar a navegação, a experiência de compra e a marca sonora criada para chamar o próximo da fila.
Pesquisa (Grupo Troiano de Branding)
- 380 usuários com idade acima de 18 anos.
- 60% dos entrevistados disseram que a segunda mudança mais percebida foi o som.
- 81% dos entrevistados disseram que gostam ou gostam muito da voz da marca.
Reconhecimento
- Em 2012, Zanna foi a primeira agência de som do mundo a apresentar um projeto de Sound Branding no Festival de Criatividade de Cannes, na França. Walter Werzowa, criador do logo sonoro da Intel, foi convidado para comentar o trabalho.
- Em novembro de 2013, o projeto ganhou o prêmio de Melhor Case do Júri Popular da 5ª Edição do Áudio Branding Academy (ABA), realizada em Moscou, na Rússia.
Criação
- Estudo
- Workshops de marca
- Criação
- Tema musical, logotipo sonoro institucional, logotipo sonoro operacional, logotipo sonoro de atenção, voz do MetrôRio, sound design e sound branding book
- Aplicações
- mensagens nos trens e estações, máquina de venda, bilheteria, paisagem sonora das estações, chamada em espera, som na web, spots, filmes e ringtone
Time
- trombone
- Vittor Santos
- flauta e flautin
- Lena Horta
- bateria e percussão
- Carlos Cezar
- guitarra baiana, violão de aço e rabeca
- Marcos Molleta
- baixo elétrico e fretless
- Emerson Mardhine
- composição, direção, arranjo e voz da marca
- Zanna
- produção executiva
- Tati Botafogo
- gestão de marca MetrôRio
- Simone Spfeil