MetrôRio

A trilha da cidade

Praticamente todo carioca que usa o MetrôRio sabe cantarolar o tema musical, conhece o logotipo sonoro e se identifica com a voz da marca, que fala com sotaque, é amiga e despojada. Não resta dúvida de que o metrô se tornou um lugar mais gostoso de estar depois do projeto de gestão de marca, Sound Branding, que iniciamos em 2011. São os efeitos do marketing do afeto cobrindo a Cidade Maravilhosa de carinho.

Zanna fala sobre MetrôRio

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"Eu nunca tinha tido uma experiência tão profunda com um parceiro e com uma entrega tão bem executada. O som do Metrô vai se tornar um grande case."

Mônica Lamas

Diretora de Marketing do Metrô

Rio, 40 graus, cidade cheia. Nas estações do metrô do Rio, ecoava a música do barroco Vivaldi. Era bonita, mas não tinha nada a ver com a vibração da cidade ou com o ritmo do carioca. O projeto de criação da sua identidade sonora para o meio de transporte surge nesse contexto. No estudo, Arquétipo Sonoro, que fizemos, definimos os quatro atributos de personalidade da marca:

 
 TRANSFORMADOR – CARIOCA – PRÁTICO – HUMANO –

Tema musical e logotipos sonoros

Os quatro atributos formaram a base para a criação do tema musical e dos três logotipos sonoros que antecedem as mensagens operacionais, institucionais e mensagens de atenção. Deu tão certo que a música – Tema MetrôRio – viralizou na pandemia, com mais de 1.500 vídeos produzidos no TikTok e uma média de 50 milhões de acessos em todas as mídias, e virou modinha nas formaturas e base para grupos de passinho da cidade dançarem! Exemplos de marketing do afeto – uma conexão carinhosa das pessoas com a marca, através do som.

Voz da marca e tom verbal

Em um cenário frio e mecânico, a voz calorosa do MetrôRio, a Zanna, que fala com o jeito da cidade, rapidamente se tornou companheira do carioca e considerada pelos usuários do modal como a voz da cidade. 

Para criar um alinhamento entre o tom verbal e a voz do MetrôRio, preparamos o time de condutores para falarem como se fossem pilotos de avião. O sucesso foi tanto que vários deles foram parar nos jornais por dispararem frases como: “Bom dia! Desejo que todos os seus sonhos se realizem”.

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SOUND UX

O Sound Branding está presente em todas as mensagens dos trens e estações, na URA (telefonia fixa), nos filmes, spots publicitários e no som das portas. Instalamos a primeira paisagem sonora do Brasil. Somamos os sons das florestas cariocas a trechos do tema musical, logotipo sonoro, e assim sonorizamos as estações com quatro horas de natureza e música. Quem compra o bilhete – nas máquinas ou nas bilheterias – também ouve o sound design que criamos pra facilitar a navegação, a experiência de compra e a marca sonora criada para chamar o próximo da fila.

Pesquisa (Grupo Troiano de Branding)

  • 380 usuários com idade acima de 18 anos.
  • 60% dos entrevistados disseram que a segunda mudança mais percebida foi o som.
  • 81% dos entrevistados disseram que gostam ou gostam muito da voz da marca.

Reconhecimento

  • Em 2012, Zanna foi a primeira agência de som do mundo a apresentar um projeto de Sound Branding no Festival de Criatividade de Cannes, na França. Walter Werzowa, criador do logo sonoro da Intel, foi convidado para comentar o trabalho.
  • Em novembro de 2013, o projeto ganhou o prêmio de Melhor Case do Júri Popular da 5ª Edição do Áudio Branding Academy (ABA), realizada em Moscou, na Rússia.

Criação

Estudo
Workshops de marca
Criação
Tema musical, logotipo sonoro institucional, logotipo sonoro operacional, logotipo sonoro de atenção, voz do MetrôRio, sound design e sound branding book
Aplicações
mensagens nos trens e estações, máquina de venda, bilheteria, paisagem sonora das estações, chamada em espera, som na web, spots, filmes e ringtone

Time

trombone
Vittor Santos
flauta e flautin
Lena Horta
bateria e percussão
Carlos Cezar
guitarra baiana, violão de aço e rabeca
Marcos Molleta
baixo elétrico e fretless
Emerson Mardhine
composição, direção, arranjo e voz da marca
Zanna
produção executiva
Tati Botafogo
gestão de marca MetrôRio
Simone Spfeil