ViaQuatro

Um case de bem-estar na malha

Espelhadas na experiência bem-sucedida do MetrôRio, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que operam duas linhas do metrô de São Paulo, pediram à Zanna Sound um projeto de Sound Branding. Criamos um tema musical a partir do estudo de branding que mistura o beatbox, ritmo das periferias, e a elegância do clarinete. Dele extraímos dois logotipos sonoros: um antecipa as mensagens operacionais e o outro, as mensagens educativas. A voz da marca, que faz parte do dia a dia dos usuários, é da Zanna. O som das linhas do metrô de São Paulo já conquistou os ouvidos dos usuários de lá e faz sucesso nas redes sociais.

Zanna fala sobre ViaQuatro

7_zanna_viaquatro_foto_metro_sao_paulo

"Sempre que eu ia ao Rio, ficava encantada com o som de lá e queria muito criar um projeto de Sound Branding pra ViaQuatro e ViaMobilidade. Nosso som tornou-se um atributo fundamental para nossa operação. Da voz aos toques sonoros, à música, tudo é muito percebido pelos passageiros. É só sucesso. Amo a Zanna Sound"

Juliana Alcides

Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade

A informação transmitida pelo áudio em meio de transporte, orienta mais as pessoas do que a informação escrita. À voz tem-se atribuído cada vez mais a função de conduzir  a navegação pelos espaços virtuais e presenciais, especialmente por causa da expansão da AI (Inteligência Artificial). O Sound Branding revolucionou a experiência sonora em meios de transporte agregando funcionalidade, reconhecimento de marca e afetos. Assim a ViaQuatro e a ViaMobilidade chegaram até a Zanna Sound, desejosos da experiência que conecta afetivamente e facilita a comunicação com os usuários.

 
 ACOLHEDORAS – EFICIENTES – CONTEMPORÂNEAS – ACOLHEDORAS – EFICIENTES – CONTEMPORÂNEAS –

Tema musical e logotipos sonoros

O tema musical da ViaQuatro e ViaMobilidade aproximou o suingue dos subúrbios da cidade à elegância do clarinete, instrumento muito presente no jazz e no chorinho. A estética espelha o metrô de São Paulo, que combina as tribos dos bairros mais populares e dos mais favorecidos. O logotipo sonoro, tocado pelo clarinete, antecipa as mensagens educativas, tal como este exemplo, e o logotipo operacional, com som do coro que solfeja – tchuruptchu – às mensagens operacionais como esta.

Voz da marca e tom verbal

Se a ViaQuatro fosse uma pessoa, seria uma mulher cosmopolita de 35 anos, culta, independente e, ao mesmo tempo, acessível e gentil. A Zanna sintetiza essas qualidades e por isso grava todas as mensagens dadas nas linhas do metrô e de trens metropolitanos de São Paulo concedidas à iniciativa privada: Linha 5 – Lilás (ViaMobilidade); Linha 4 – Amarela (ViaQuatro); Linha 8 – Diamante e Linha 9 – Esmeralda (ViaMobilidade). 

Nós também mudamos o jeito de falar da marca, deixando os textos mais próximos e contemporâneos, de acordo com os novos atributos da marca. Abaixo a diferença:

Antes:
Segurar as portas provoca atrasos e afeta a circulação de todos os trens. Enquanto as portas estiverem abertas o trem não sai da plataforma.

Depois:
Passageiro, por favor, libere as portas do trem. Isso vai tornar a sua viagem e a de todos mais rápida. Obrigada!

03_zanna_viaquatro_foto_metro_sao_paulo_banco_estacao
02_zanna_viaquatro_foto_metro_sao_paulo_estacao

Sound UX

Após criarmos e implementarmos o Sound Branding, as linhas do metrô e trem de São Paulo atendidas adotaram uma comunicação sonora positiva que proporciona mais fluidez na movimentação em seus espaços. Dessa forma, passaram a se conectar de um jeito mais autêntico com as pessoas. A URA (telefonia fixa) e alguns filmes publicitários também veiculam o som da marca adotado nas estações e nos trens. Humanizar a comunicação nesses meios fez com que os usuários se convertessem em fãs, e essas são nossas maiores conquistas: informar, conduzir, ajudar, mas também tocar, elevar a qualidade da experiência sonora e criar conexões que viabilizem relações de verdade.

Criação

Estudo
workshops de marca e disseminação
Entregas
tema musical, logotipo sonoro, voz da marca e tom verbal
Sound UX
nas mensagens dadas em trens, estações e peças para publicidade

Time

violão
Daniel Lopes
bateria
João Viana
baixo
Emerson Mardhine
teclado
Rodrigo Tavares
guitarra
Miguel Bestard
trombone
Marlon
clarinete/arranjo
Rodrigo Shá
beat box
Fábio Carrão
voz da Marca
Pérola Paes
composição, coro e direção
Zanna
produção executiva
Tati Botafogo
gestão Marketing ViaQuatro e ViaMobilidade
Juliana Alcides