Música no trabalho ajuda ou atrapalha?
Criado estrategicamente, o Music Branding no ambiente corporativo pode aumentar a produtividade, criatividade e saúde mental dos funcionários
O poder e a influência do som já foram tema de algumas publicações aqui no nosso blog, seja como ferramenta de potencialização de narrativas, fidelização dos clientes e até aumento das vendas. Mas ele também tem um papel fundamental na gestão pessoal de empresas. Vários estudos apontam que ter música no ambiente de trabalho é uma forma de aumentar o bem-estar e produtividade dos funcionários. Vamos saber mais?
Feita de forma pensada, a curadoria musical do ambiente de trabalho pode aumentar os estímulos do cérebro responsáveis pelo sentimento de felicidade. De acordo com um artigo publicado na revista Nature Neuroscience, voluntários que ouviram músicas das quais gostavam tiveram um aumento de 9% no nível de dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer e euforia.
Nós falamos um pouco sobre esse assunto quando mostramos que o Music Branding não está presente apenas nas lojas físicas de uma empresa. Além do impacto na relação com o cliente, ele pode auxiliar na gestão de pessoal e estar presente no ambiente de trabalho, na sede, nos escritórios, no elevador, nos eventos internos, externos e nos meios digitais.
“A música pode ter um efeito de estimular a dopamina no cérebro. Esse hormônio atinge o córtex frontal, que é a parte responsável pelo planejamento, organização, inibição de controle e atenção”, explicou Merriam Saunders, psicoterapeuta e professora da Universidade Dominicana, sobre os impactos positivos da música no ambiente de trabalho.
Um dos pontos que a ciência ainda não conseguiu chegar a um consenso é se um determinado tipo de música pode influenciar negativa ou positivamente um coletivo de pessoas. Alguns estudos apontam que canções sem letras ou clássicas, com apenas instrumental, seriam mais eficientes em garantir a concentração de uma equipe, enquanto músicas muito agitadas e com letra teriam o efeito contrário. Sem falar que há o quesito gosto pessoal que interfere na percepção que a pessoa vai ter sobre a obra.
De qualquer forma, há uma série de estudos científicos que já atestam sobre os efeitos positivos da música no ambiente de trabalho. Seguem alguns exemplos.
Aumento na produtividade
Uma outra pesquisa conduzida por Teresa Lesiuk, na Universidade de Windsor, no Canadá, descobriu que os funcionários trabalhando com música ambiente no background tinham um desempenho melhor, mais produtivo e criativo do que aqueles sem músicas de fundo. O estudo também indicou que as músicas tocadas de forma compartilhada nos espaços, e não apenas nos fones de ouvido individuais, encorajava pequenos intervalos positivos para tomadas de decisão, aumentando a energia e o bom humor da equipe.
Redução de estresse
Por mais que os colaboradores sejam apaixonados pelo trabalho, situações estressantes são inevitáveis na rotina diária e podem impactar negativamente o rendimento ao longo do dia. Com o aumento do foco na saúde mental depois da pandemia de 2020, mais empresas têm buscado formas de apoiar o bem-estar dos seus colaboradores, e a música é uma ótima forma de fazer isso.
Melodias mais calmas e ritmos lentos têm o poder de acalmar a mente, como já mencionamos. De acordo com uma pesquisa liderada pelo psicólogo Domenico Sanseverino, da Universidade de Turim, na Itália, o uso de música ambiente no espaço corporativo pode melhorar o humor, a satisfação e o bem-estar geral de funcionários, além de equipá-los com ferramentas melhores para lidar com o estresse relacionado ao trabalho.
Combate ao isolamento e vínculos afetivos
Pode parecer clichê, mas a música é uma linguagem universal com a qual podemos fortalecer vínculos e nos sentirmos conectados a outros. Para o ambiente de trabalho, essas relações interpessoais são fundamentais para promover o trabalho em equipe e a saúde geral, principalmente quando somos obrigados a lidar com itinerários muitas vezes exaustivos. Alguns estudos sugerem que ouvir música diariamente por pelo menos 78 minutos já causa efeitos positivos na sua saúde e no seu humor.
Ficou interessado em saber como o Music Branding pode ajudar a melhorar o rendimento dos colaboradores da sua empresa? Ou tem outras dúvidas sobre o poder do som e como ele pode estar alinhado a estratégias de comunicação para a sua marca? Então manda uma mensagem pra Zanna Sound!
Próximo artigo
Áudio 3D: a imersão sonora do futuro em música, cinema e games
Conheça a revolução do áudio 3D, a tecnologia inovadora que cativa a música, cinema e jogos e descubra como a imersão espacial eleva o entretenimento auditivo.
Leia mais