Quando começamos com o Sound Branding no Brasil, dentro da nossa metodologia estava a voz da marca, aquela que representa o produto, serviço em todas as oportunidades de comunicação que a marca tem seus públicos. Entendemos desde sempre seu potencial, do voice-over (locução) de um filme na TV às unidades de resposta audível (URAs – atendimento telefonico). Se trata de uma construção, leva um tempo, mas uma vez que as pessoas associam aquele timbre à marca, está feito. Ela ganha vida, se humaniza, ganha personalidade e possibilita que estabeleça vínculos reais com as pessoas.

Agora mais do que nunca, a partir de todas as inovações que se apresentam com a chegada do metaverso, da AI (inteligência artificial) e da voz sintetizada, o poder da voz se multiplicou e se apresenta como o novo instrumento de navegação da nossa sociedade. Em curtíssimos tempo vamos ouvir a voz abrindo portas, fazendo pagamentos, representando personagens, ensinando todo e qualquer tipo de conteúdo. Muito em breve a voz será a nova condutora de toda a informação que circula na rede.

Voice Over
Voice Over

A importância da voz para a marca

Toda marca ou empresa tem uma história. E saber como contá-la é um trunfo que pode ajudar a impulsionar seu alcance e despertar o interesse do público. Um elemento bem importantes para que o storytelling chegue às pessoas, é a escolha de uma voz da marca (brand voice) alinhada aos seus valores, personalidade e desdobrada no voice-over ou locução das campanhas publicitárias, na navegação de espaços de marca virtuais ou presenciais e em muitos outros pontos de contato da empresa com seus públicos.

A narração, junto ao seu tom verbal (jeito de falar), não tem rosto, é um som que imprime humanidade, personalidade e sua escolha é crucial, a voz precisa ter os atributos da marca para representá-la nas diferentes plataformas e mídias. O artista narrador imprime personalidade, emoção e credibilidade na mensagem que vai se conectar e ressoar com o público.

O resultado é o aumento do reconhecimento e relevância da marca; engajamento e conexão afetiva do público; e, por fim, relações de verdade que resultam naturalmente na sua fidelização.

Voice Over

Pense na importância vital que tem o primeiro contato entre a marca e o público. A forma como a mensagem é ouvida nos segundos iniciais pode definir tudo o que uma pessoa vai perceber ou não. Em um mundo cada vez mais conectado, a voz é um elemento central pra gerar conexão com públicos mais jovens, especialmente o voice-over nos vídeos das redes sociais.

Voice-over: um segmento em expansão

Uma pesquisa da agência Insivia apontou que a retenção do público nos vídeos era de 95%, contra 10% de retenção entre os comerciais que utilizavam apenas texto. O panorama também é positivo para quem usa apenas o áudio como ferramenta de conexão, principalmente com a popularização dos podcasts – hoje, eles já acumulam um público superior a 56 milhões de pessoas apenas nas duas principais plataformas, Spotify e Apple, e a previsão é de que esse número aumente ainda mais nos próximos anos.

E se engana quem pensa que o rádio caiu em desuso. Apesar de mais tradicional, esse meio de comunicação viu uma retomada de sua influência (que nunca tinha deixado de ser enorme) durante a pandemia, chegando a alcançar 75% dos trabalhadores remotos nos EUA, segundo a Nielsen.

Voice Over
Voice Over

Há ainda outros benefícios menos tangíveis em números, mas cujos impactos não devem ser minimizados, como a acessibilidade do áudio para pessoas com deficiência visual ou ainda a sua capacidade de regionalização, adaptando-se às especificidades de cada território, seja através de outros idiomas, gírias e sotaques. Através do voice-over, podemos criar uma personalidade que se adeque tanto ao espaço quanto ao seu objetivo e aos públicos com os quais ela quer se comunicar, podendo soar institucional, transformadora, engraçada, autoritária, leve ou educacional.

Foi o que fizemos aqui na Zanna Sound, ao longo desses 12 anos com o projeto de Sound Branding do Metrô Rio com a voz da Zanna. Ela se tornou amiga dos usuários e vem sendo nomeada como “a voz da cidade”. A voz sem dúvida é humana, acolhedora e carioquíssima, aproximando o público através de todas as mensagens que são veiculadas nas plataformas de embarque, trens e máquinas de autoatendimento.

Voice-over Metro
Locução

O artista que faz o voice-over bem-sucedido precisa ser capaz de transmitir emoção, ser verdadeiro para imprimir o que a marca precisa comunicar, além de ritmo, um timbre gostoso e credibilidade.

Quer saber mais como a voz pode te ajudar? Fala com a gente!

Voice-over Microphone
5 tendências para o futuro do Sound Branding a partir de 2024